quarta-feira, 15 de abril de 2015

Experiências no Departamento de Química da UC


Quando a professora Carla Guímaro me convidou a acompanhá-la na visita de estudo com os alunos de química do 12ºC e D, aceitei de imediato e no dia 18 de março, ainda na bem disposta companhia do professor Fernando Lopes, dirigimo-nos a Coimbra, ao Departamento de Química da Universidade.
Depois da receção por um professor desta faculdade que nos fez uma apresentação geral do  Departamento de Química e do trabalho nele desenvolvido, os alunos, em grupos, dirigiram-se aos laboratórios de investigação e tiveram a oportunidade de realizar o trabalho laboratorial da síntese do Nylon 6-10 e fazer a demonstração da síntese de Rayon.  As experiências foram bastante reveladoras e todos puderam observar como se faz o nylon e a seda sintética, em escala de laboratório, é claro…Ainda visitámos outros laboratórios desta imensa faculdade e ouvimos, atentamente, as explicações sobre a fotoquímica e a química orgânica.

 É de salientar que todos os professores que nos receberam foram extremamente atenciosos e até entusiastas nas demonstrações do muito do que se pode fazer num laboratório de química.
Depois do almoço na cantina das químicas, sopa, rolo de carne e fruta ou arroz doce (quem disse que se come mal em todas as cantinas?), fomos ouvir uma interessante palestra sobre o contributo da química para o desenvolvimento da sociedade e a sua importância na descoberta de novos medicamentos.
Ainda houve tempo para as fotografias no recinto da velha Faculdade de Direito (a mais antiga do país e das mais antigas da Europa), com uma esplêndida vista sobre o Mondego.
Salpicados de chuva, mas felizes e com a certeza de um dia bem vivido, regressámos à Figueira!

M. Bessone

                                                                                                                                           

Sem comentários:

Enviar um comentário