quinta-feira, 9 de maio de 2019

JC visita a Verallia


Na passada quinta-feira, dia 2 de maio, no âmbito do Projeto "Engenheiras por um dia", 33 alunos e alunas das turmas D e C do décimo ano, tiveram a oportunidade de se deslocar às instalações da Verallia, para aí tomarem contacto direto com a esfera do mundo do trabalho e poderem in loco testemunhar um pouco do processo da produção do vidro.
Foram recebidos de forma calorosa e entusiasta pela Engenheira Célia Carrasqueiro que, de forma bastante esclarecedora, forneceu informações sobre esta unidade, que prima pela qualidade, pela segurança, e pelo bom ambiente de trabalho. Esclareceu ainda quais as competências mais valorizadas hoje em dia no mundo do trabalho e como é importante para a profissão de engenheiro(a) resolver problemas e saber gerir equipas. Referiu que o número de engenheiras que trabalham na Verallia é inferior ao de engenheiros, devido à falta de candidatas aos lugares. Adiantou que, hoje em dia, a atitude é primordial, importam as pessoas e aquilo que fazem também a nível social (as competências não técnicas). Apelou à consciência social, por exemplo à importância da reciclagem, referindo que 70 a 80 por centro do material usado na Verallia é matéria reciclada, mas ainda é necessário ir a outros países, nomeadamente ao norte da Europa, buscar essa mesma matéria.
Seguidamente e após cuidadosos esclarecimentos, o grupo, dividido em dois e devidamente equipado, entrou na parte da produção das garrafas de vidro. Aí foram dadas informações sobre todo o processo de produção, tendo os grupos sido amplamente elucidados sobre as diferentes etapas que permitem que uma garrafa de vidro seja produzida em cerca de oito segundos.
Tratou-se de uma tarde diferente, longe dos portões da escola mas mais perto do futuro que se avizinha. O Diretor, Carlos Santos, e as professoras Anatilde Gomes, Cristina Pico, Cristina Silva, Isabel Silva e Júlia Seiça acompanharam os alunos e alunas da escola, e agradecem à Verallia a simpatia com que foram recebidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário