quarta-feira, 8 de maio de 2019

Compromisso da escola Dr. Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz pela sustentabilidade do Planeta Terra


Pela sustentabilidade do Planeta Terra, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho compromete-se a:

1.      No âmbito da missão da Escola Pública, continuar a desenvolver uma educação e um ensino que dê prioridade ao respeito e salvaguarda do ambiente e da natureza e que forme nos alunos a consciência de sustentabilidade.
2.      Incentivar a comunidade educativa a optar pela mobilidade não poluente, deslocando-se para a Escola a pé ou de bicicleta.
3.      Reforçar os espaços verdes que envolvem a Escola com espécies que assegurem a biodiversidade e que não exijam grandes recursos hídricos.
4.      Criar nos alunos práticas de alimentação saudável, em detrimento da “fast‑food”, oferecendo apenas no bufete e cantina da Escola alimentos diversificados e saudáveis.
5.      Continuar a desenvolver nos alunos a consciência da importância de comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente na prática de exercício físico.
6.      Promover a consciência e responsabilidade ambiental e social nos alunos, incentivando-os a trabalhar colaborativamente para o bem comum, com vista à construção de um futuro sustentável.
7.      Adotar práticas que assegurem a preservação ambiental:
7.1.        eliminar a utilização de todos os plásticos;  
7.2.        fazer a separação de todos os resíduos;
7.3.        reduzir o consumo de água, de energia e de produtos de limpeza;
7.4.        utilizar preferencialmente, como forma de comunicação entre os vários elementos da comunidade educativa, a comunicação digital, em prol da redução do consumo de papel.
Em suma, a Comunidade Joaquim de Carvalho compromete-se a agir de forma sustentável e ambientalmente responsável como contributo para a salvaguarda do futuro do Planeta Terra.                                                   
O Diretor, Carlos Alberto Pais dos Santos
O Presidente do Conselho Geral, João José da Silva Santos
O Presidente da Associação de Estudantes, Diogo Luís Fernandes Tomázio
O Presidente da Associação de País e Encarregados de Educação, Pedro Nuno Toscano de Almeida
                             

Sem comentários:

Enviar um comentário