quarta-feira, 29 de maio de 2019

Alunos da Joaquim de Carvalho representam Portugal nos Mundiais do Desporto Escolar de Atletismo

Gonçalo Gonçalves e Carolina Fernandes - lugares honrosos - Jogos da ISF

Gonçalo Gonçalves e Carolina Fernandes alunos do 12.º da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho participaram, em representação de Portugal, nos Jogos da ISF (International School Sport Federation) - Taça Jean Humbert, os Mundiais do Desporto Escolar de Atletismo, que se disputaram nos dias 13 a 19 de maio, na Croácia.
Nesta competição, estiveram presentes 32 países representados por equipas nacionais e/ou escolas vencedoras dos campeonatos nacionais dos diferentes países
O Gonçalo Gonçalves e a Carolina Fernandes conquistaram resultados de destaque, em provas com 40 ou mais participantes, que muito honram a Escola, o concelho e Portugal. Em concreto, O Gonçalo alcançou o 4.º lugar na prova de 100 metros e o 7º na prova de salto em comprimento, masculinos juvenis; a Carolina o 5º na prova de lançamento do peso, femininos.



Escolíadas 2019 – Joaquim de Carvalho na Finalíssima


Na passada sexta-feira, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho sagrou-se vencedora da Final da 30.ª edição do concurso interescolas Escolíadas 2019, em Aveiro, indo agora disputar a Finalíssima que terá lugar a 31 de maio, em Viseu.
Tendo enfrentado, de novo, as equipas das Escolas Secundária Brotero e D. Dinis de Coimbra, numa competição muito renhida, dada a elevada qualidade do trabalho das três escolas, a Joaquim de Carvalho venceu mais esta etapa, com um trabalho desenvolvido em torno do tema Alma. A sua prestação convidava o público a partilhar as emoções, os sentimentos e a alegria vividos no palco ao longo das provas de teatro, música, artes e claque. A apresentação ficou a cargo de Pedro Martins, ex-aluno da escola e também ex‑escolástico.
Concluída a segunda etapa, a Escola entra agora na última fase, a Finalíssima, no Pavilhão Multiusos, em Viseu, no dia 31 de maio.
Este projeto tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos pela professora Manuela Amorim.
Adquire o teu bilhete na Reprografia e vem apoiar a nossa Escola!





Alunos da JC vencem prémio para o melhor filme do Shortcutz Figueira da Foz 2019

Realizou-se no passado dia 12 de maio, no CAE, a cerimónia de encerramento do Shortcutz Figueira da Foz - Concurso para Escolas Secundárias, com a entrega de prémios aos vencedores. 
Os diferentes concorrentes tiveram de realizar uma curta metragem cinematográfica, cuja temática deveria ter como referência a obra de Sophia de Mello Breyner.
A equipa vencedora do prémio de melhor filme, com o filme “Oriana”, é da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, composta pelos alunos Raquel Garcês (11ºH), Denise Antunes (11ºH), Mariana Fernandes (11ºG) e Inês Carvalho (10ºH).
Parabéns aos jovens talentos!

Alunas da Joaquim de Carvalho no Parlamento dos Jovens


No dia 26 de fevereiro, Beatriz Mateus, Daila Alexandre e Sara Raposo representaram a Escola Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz, na Sessão do Parlamento dos Jovens no IPDJ em Coimbra. 
O tema de discussão, este ano, intitulou-se "Alterações Climáticas". Numa primeira fase, na sessão escolar, um grupo constituído por dez alunos criou um projeto de recomendação no qual constavam três medidas aprovadas numa votação escolar. Estas três medidas foram levadas por três deputadas à sessão distrital,  na qual a nossa escola se classificou em terceiro lugar "ex aequo" entre 17 escolas participantes. Após um desempate, as deputadas da Escola Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz garantiram um lugar como primeiras suplentes na Sessão Nacional que vai ter lugar nos dias 20 e 21 de maio na Assembleia da República.
Durante esta experiência, bem--sucedida, uma das medidas levadas à Assembleia da República foi elaborada pelo grupo onde se encontravam as alunas da nossa escola, as quais apelam ao interesse e à participação de todos os alunos do secundário para continuar com o projeto nos próximos anos.
 O Parlamento Jovem é uma iniciativa excecional que confere uma voz ativa aos jovens portugueses, dando-lhes assim a oportunidade de decidir o futuro.




quarta-feira, 22 de maio de 2019

Vencedores do Concurso de Leitura 2018-2019

Realizou-se no dia 8 de maio, pelas 15 horas, na sala 35, um concurso de leitura dinamizado pelos professores do Departamento de Línguas Clássicas e Românicas. 
Este concurso envolveu vinte alunos do 3º ciclo e dez do ensino secundário. 
Uma questão de cor, de Ana Saldanha, foi a obra selecionada para mais novos. Já os alunos do secundário foram convidados a ler a obra Debaixo de algum céu, de Nuno Camarneiro. 
Os vencedores foram os alunos João Gabriel Guedes do 7ºB e Beatriz Mateus Pereira do 12ºC. 
A entrega dos prémios terá lugar na Festa de encerramento das atividades desenvolvidas pelos Clubes e Projetos, no dia 5 de junho, às 15 horas, no auditório Dr. Joaquim de Carvalho. 

Parabéns aos premiados!
Gabriela  Santos, 10ºA
Laura Santos, 7ºD
João Levi, 7ºC

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Artes pela Sustentabilidade no Átrio da Escola







Encontra-se patente no Átrio da Escola uma exposição de cartazes e de desenhos dos alunos de Desenho A do 11º ano, subordinada ao tema “Sustentabilidade, que futuro “.
O Departamento de Expressões e Tecnologias, integrando-se na Atividade Interdepartamental realizada no dia 26 de Abril, decidiu realizar uma exposição de trabalhos de alunos sobre o tema em questão - “Sustentabilidade, que futuro “.
No hall de entrada da Escola, os desenhos transportam-nos para o ano de 2059, na Figueira da Foz, espelhando o quotidiano dos seus habitantes (casa, rua, escola, trabalho, transportes…). Os cartazes expostos percorreram já as ruas da cidade, durante a caminhada pela sustentabilidade realizada no dia 26 de abril.
A exposição compreende ainda os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 12ºano do Curso de Artes Visuais, que projetaram terrários para animais de estimação de pequeno porte, num futuro em que os animais serão raros.
Os trabalhos em exibição foram executados sob a supervisão dos professores Ana Borges, Jorge Borges e Paulo Diogo.
Como a quantidade de trabalhos a integrar não permitia a sua total exposição no hall de entrada da Escola, foi a exposição estendida ao hall das Artes, onde estão expostos cartazes e desenhos que nos transportam para o ano de 2049, desenvolvidos na disciplina de Desenho A do 11ºH, sob a orientação do professor Rui Fonseca; painéis trípticos, e Bandas Desenhadas sobre sustentabilidade e o futuro,  desenvolvidas na disciplina de Desenho A do 10ºH sob a orientação do professor Rui Fonseca; ilustrações sobre a sustentabilidade desenvolvidas por alunos do 9º ano, sob a orientação dos professores Manuela Amorim, Ana Lacerda e Rui Fonseca.



















quinta-feira, 9 de maio de 2019

Equamat e MAT12




Nos dias 29 e 30 de Abril, 60 alunos, 30 do 3º ciclo e 30 do secundário, deslocaram-se à Universidade de Aveiro a fim de participar nas provas Equamat e Mat12, inseridas nas Competições Nacionais de Ciência, promovidas pela Universidade.
Filipa Mota e Micaela Lopes

De salientar os seguintes resultados a nível nacional: 
- 3º lugar obtido pela equipa formada pelas alunas Filipa Mota e Micaela Lopes do 10º ano, em 332 equipas. 
- 9º lugar obtido pela equipa formada pelos alunos Ricardo Antunes e Francisco Cardoso do 11º ano, em 282 equipas.
- 7º lugar obtido pela equipa formada pelos alunos Sofia Maia e Diogo Nascimento do 8º ano, em 568 equipas.

A forma entusiástica como participaram nas provas, bem como os bons resultados alcançados, mostram bem a importância de iniciativas como esta na promoção do gosto pela matemática e da ciência em geral. 


Parabéns aos participantes!!





JC visita a Verallia


Na passada quinta-feira, dia 2 de maio, no âmbito do Projeto "Engenheiras por um dia", 33 alunos e alunas das turmas D e C do décimo ano, tiveram a oportunidade de se deslocar às instalações da Verallia, para aí tomarem contacto direto com a esfera do mundo do trabalho e poderem in loco testemunhar um pouco do processo da produção do vidro.
Foram recebidos de forma calorosa e entusiasta pela Engenheira Célia Carrasqueiro que, de forma bastante esclarecedora, forneceu informações sobre esta unidade, que prima pela qualidade, pela segurança, e pelo bom ambiente de trabalho. Esclareceu ainda quais as competências mais valorizadas hoje em dia no mundo do trabalho e como é importante para a profissão de engenheiro(a) resolver problemas e saber gerir equipas. Referiu que o número de engenheiras que trabalham na Verallia é inferior ao de engenheiros, devido à falta de candidatas aos lugares. Adiantou que, hoje em dia, a atitude é primordial, importam as pessoas e aquilo que fazem também a nível social (as competências não técnicas). Apelou à consciência social, por exemplo à importância da reciclagem, referindo que 70 a 80 por centro do material usado na Verallia é matéria reciclada, mas ainda é necessário ir a outros países, nomeadamente ao norte da Europa, buscar essa mesma matéria.
Seguidamente e após cuidadosos esclarecimentos, o grupo, dividido em dois e devidamente equipado, entrou na parte da produção das garrafas de vidro. Aí foram dadas informações sobre todo o processo de produção, tendo os grupos sido amplamente elucidados sobre as diferentes etapas que permitem que uma garrafa de vidro seja produzida em cerca de oito segundos.
Tratou-se de uma tarde diferente, longe dos portões da escola mas mais perto do futuro que se avizinha. O Diretor, Carlos Santos, e as professoras Anatilde Gomes, Cristina Pico, Cristina Silva, Isabel Silva e Júlia Seiça acompanharam os alunos e alunas da escola, e agradecem à Verallia a simpatia com que foram recebidos.

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Departamento de Línguas Clássicas e Românicas dinamiza Concurso de Leitura

Realizou-se hoje, dia 8 de maio, pelas 15 horas, na sala 35, um concurso de leitura dinamizado pelos professores do Departamento de Línguas Clássicas e Românicas. 
Este concurso envolveu  vinte alunos do 3º ciclo e dez do ensino secundário.
 Uma questão de cor, de Ana Saldanha, foi a obra selecionada para mais novos, já  os alunos do secundário foram convidados a ler a obra Debaixo de algum céu, de Nuno Camarneiro.
Os nomes dos vencedores serão afixados durante a próxima semana.




Imagem relacionada
Resultado de imagem para uma questao de cor ana saldanhaImagem relacionada

Escolíadas 2019 – Joaquim de Carvalho na Final


A participar na 30.ª edição do concurso interescolas Escolíadas 2019, na eliminatória do Polo II, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho sagrou-se uma das finalistas, estando apurada para a Final que terá lugar 24 de maio em Aveiro. Saliente-se que esta é já a sexta participação consecutiva da Escola neste projeto.
Fruto de uma forte determinação e de um trabalho diário de empenho e dedicação, a Prof.ª Manuela Amorim, que se disponibilizou a abraçar e liderar pela quarta vez este projeto, soube entusiasmar uma equipa constituída por 20 elementos, professores e alunos de diversos cursos, e uma claque, composta por 30 alunos do terceiro ciclo e secundário. De destacar o envolvimento do Diretor Carlos Santos, que faz parte da equipa e é um dos elementos do teatro.
O tema da Joaquim de Carvalho este ano é a Alma, convidando o público a partilhar as emoções, os sentimentos e a alegria que passam no palco ao longo das provas de teatro, música, artes e claque da escola. A apresentação ficou a cargo de Pedro Martins, ex-aluno da escola e também ex‑escolástico.
Concluída a primeira etapa, A Escola está agora na segunda fase, na final, no Teatro Aveirense, em Aveiro, no dia 24 de maio.


50 anos do Edifício da Joaquim de Carvalho



A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, na passada sexta-feira, 26 de abril, o 50.º aniversário da inauguração do seu edifício.
O programa constou de uma sessão solene, onde estiveram presentes os delegados e subdelegados de turma, os autores dos textos e ilustrações de "Acrobacias com Palavras", professores e funcionários no ativo, professores e funcionários aposentados, Conselho Geral, convidados (Juntas de Freguesia, Diretores dos Agrupamentos do concelho, representantes das empresas com que a Escola tem parcerias, forças de segurança), pais e encarregados de educação. Nesta cerimónia, estiveram ainda presentes, além do Diretor, Carlos Santos, a Secretária de Estado da Educação, Alexandra Leitão, o Presidente da Câmara, Carlos Monteiro, o Vereador com o pelouro da Educação, Nuno Gonçalves, o Presidente da Associação de Estudantes, Diogo Tomázio, o Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Pedro Toscano, e alguns dos anteriores dirigentes desta Escola.
As intervenções foram sendo alternadas com diferentes participações de alunos que apresentaram os seus textos, no âmbito do lançamento da 16.ª edição de "Acrobacias com Palavras". 
À noite, teve lugar um jantar comemorativo, no refeitório da Escola, aberto a todos aqueles que, de um modo ou de outro, contribuíram

































para a identidade da Escola Dr. Joaquim de Carvalho.