quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Ex-aluna Glória Pereira dinamiza sessão do Projeto "Engenheiras por um dia "



Na passada quinta-feira , dia 21 de fevereiro, a escola recebeu a ex-aluna Glória de Sá Pereira, que muito gentilmente acedeu ao convite para dinamizar uma Palestra no âmbito do Projeto “Engenheiras por um Dia”. A antiga presidente da Associação de Estudantes da nossa escola ingressou no Instituto Superior Técnico em 2014 e frequenta atualmente o 5º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica. Ainda no secundário, participou nas Olimpíadas de Física e no Projeto Quark. Em 2017-2018 participou no Projeto Erasmus + na Universidade Pierre et Marie Curie, em Paris. No verão de 2018 foi seleccionada para um estágio no CERN em Genebra. 
Nesta palestra partilhou com três turmas do 10º ano da área de Ciências e Tecnologias a sua experiência enquanto rapariga num curso superior maioritariamente frequentado por rapazes. Relatou a sua chegada à universidade e como se sentiu ao ser integrada numa turma de 31 alunos, com apenas 3 raparigas, dando exemplos de algumas situações desconfortáveis decorrentes deste facto. Deu ainda informações relevantes sobre a vida universitária.
Foram muitas as perguntas colocadas pelos alunos e alunas presentes nesta sessão e que se prenderam com as disciplinas do curso, as saídas profissionais, o sistema de avaliação, o comportamento adequado nas aulas, a postura dos professores universitários e o número de horas de estudo necessárias. Foi ainda mencionado que, ao contrário do que acontece no secundário, não se é conhecido pelo nome, mas sim por um número, pois num anfiteatro chegam a estar 300 estudantes. Apesar disso, os professores possuem horas para esclarecer eventuais dúvidas dos alunos.
A nossa ex-aluna Glória apresentou ainda o seu tema de mestrado, neutrinos, num vídeo intitulado “The impact of eletric field distortion on CP-violation studies”.
Tratou-se de um momento bastante esclarecedor e enriquecedor, baseado na partilha de experiências e na desconstrução de estereótipos.






Bernardo Francisco,  10ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário