quarta-feira, 16 de março de 2016

Ana Catarina Fonseca Destaca-se na Ciência

Ana Catarina Fonseca
Ana Catarina Fonseca (34 anos) é uma das três jovens cientistas distinguidas a 23 de fevereiro de 2016, na cerimónia de entrega das Medalhas de Honra L'Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência, realizada no Pavilhão do Conhecimento.

Esta talentosa cientista, antiga aluna da nossa escola, pretende estudar a estrutura do coração de doentes que sofreram Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) de várias origens, entre os quais de origem indeterminada. Através da comparação, procurará perceber se existem alterações que possam ser usadas para diagnosticar e prevenir novos AVCs Isquémicos de etiologia indeterminada, nomeadamente aqueles que dependem atualmente de um demorado e nem sempre possível diagnóstico de Fibrilhação Auricular.

Ana Catarina doutorou-se em Medicina, especialidade de Neurologia, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2014). No mesmo ano terminou um Masters in Public Health na Universidade de Harvard (EUA), já depois de concluir dois mestrados: em Stroke Medicine, na Universidade Danube Krems, Áustria, e em Neurociências, na Universidade de Lisboa. É investigadora do Instituto de Medicina Molecular, professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e médica no Hospital de Santa Maria.

Com alguns colegas do 11ºE  e Professora de Biologia , Ana Paula Índio
Turma do 11ºE

1 comentário:

  1. O sucesso de Ana Catarina Fonseca tem-se sustentado na sua inteligência mas também em dedicação, persistência, devoção a uma causa, em níveis elevados.

    Que o seu exemplo seja prosseguido por outros jovens figueirenses que agora se preparam para entrar no ensino superior, qualquer que seja o ramo da ciência ou da técnica a que desejam dedicar-se no futuro,

    são os voto de um figueirense já velhote.

    ResponderEliminar