quarta-feira, 16 de março de 2016

Alunos do 12º ano na Corunha



Nos passados dias 11 e 12 de março, realizou-se uma visita de estudo dos alunos das turmas de Psicologia B do 12º ano aos laboratórios de psicologia da Universidade de Aveiro – Psy Lab e aos museus científicos da Corunha, com a participação do diretor da escola, Carlos Santos, e o apoio dos professores Jorge Ramos, Júlia Seiça, Carlos Furtado e Fernando Lopes (Coordenador).
O propósito deste evento apontou para a possibilidade destes alunos terem a oportunidade de contactarem, de forma direta, com a realidade do trabalho de investigação na área da psicologia e do conhecimento científico em geral. Assim, em Aveiro, foi possível visitar um conjunto de laboratórios experimentais onde se estudam áreas tão diversas do comportamento humano como a cognição, a memória, o sono, o olfato e o stress, tendo os alunos tido uma participação ativa nos trabalhos demonstrativos.
Nos museus científicos da Corunha, os alunos tiveram a possibilidade de viajar num conjunto de museus interativos, onde as temáticas foram múltiplas e que os encaminharam para o domínio da complexidade humana, quer nas suas vertentes científica, quer humana.

Prof. Fernando Lopes



Alunos do 12ºD

Segue um pequeno texto da autoria de Ana Carolina Pessoa e Diogo Martinho, alunos do 12ºD.

“Esta viagem possibilitou aos alunos do 12º ano conhecer o PsyLab na universidade de Aveiro, entrando em contacto com o ambiente universitário que os espera. 
Para além disso, visitaram o centro histórico da cidade de Santiago de Compostela onde pernoitaram.
No dia seguinte, prosseguiram para a Casa das Ciências n' A Corunha. Casa das Ciências foi para muitos sinónimo de nova experiência. Foi lá que os alunos se sentaram e olhando para um céu projetado eletronicamente ouviram a história do Universo e o percurso de toda a tecnologia aeroespacial. Mais tarde, e mergulhando na Costa de Galiza, os alunos admiraram as sensacionais e esplêndidas espécies existentes no "Aquarium Finisterrae".
De seguida, para matar a já existente fome, os alunos dirigiram-se à Praça de Maria Pita, onde conjugaram vários gostos gastronómicos entre si.
Finalmente, um último museu visitado, o Museu do Homem, onde a evolução da espécie se mostra na íntegra, começando nas primeiras pegadas do homem e terminando o seu auge nós próprios visitantes.
Em suma, a viagem foi considerada por todos como uma das mais interessantes e empolgantes e, nunca nos esqueceremos: "a verdadeira viagem de descobrimento consiste, não em procurar novas paisagens, mas sim em ter novos olhos."

Sem comentários:

Enviar um comentário