sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Projeto Play 4 Equality II cativa jovens da Joaquim de Carvalho


Jogo EuropAlien na sala de aula contribui para  o reforço da cidadania



No dia 20 de janeiro, teve início na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho a implementação do Play 4 Equality II, um projeto dirigido aos alunos de todas as turmas do sétimo ao décimo anos, abrangendo cerca de 650 alunos.
De salientar que este projeto é promovido pela Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa e financiado pela POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), no âmbito do Portugal 2020, e está a ser dinamizado na Escola em estreita colaboração com a Delegação da Cruz Vermelha da Figueira da Foz, tendo como dinamizadoras as técnicas na área das Ciências Sociais, Marta Pena e Daniela Castanheira. De referir que estas técnicas são ex-alunas desta Escola e, de uma forma bastante inovadora, vêm complementar as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde e Educação Sexual das diferentes turmas.
O projeto consiste na aplicação de um jogo de estratégia, o EuropAlien. Deste modo, todos os alunos envolvidos irão, ao longo de seis sessões, delinear uma estratégia de participação neste jogo, cujo objetivo principal visa o desenvolvimento de competências emocionais, pessoais e sociais.
Assim, de forma lúdico-pedagógica, estão a ser abordadas, nas nossas salas de aula, questões cruciais como a igualdade de género, a violência no namoro e o tráfico de seres humanos. É de salientar o enorme entusiasmo com que os jovens de diferentes idades se têm envolvido nestas participadas sessões.

Sem comentários:

Enviar um comentário