quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Escola participa na 3ª edição do Projeto “Engenheiras por um Dia”

No âmbito do projeto "Engenheiras por um Dia", realizaram-se, na quinta-feira, dia 12 de dezembro, duas sessões dinamizadas pelas alunas do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Ana Lúcia Barriga (de engenharia biomédica) e Filipa Pedro (de engenharia biológica). Estas sessões contaram com a participação de 58 alunas do 9º ano da nossa escola. Pretendeu-se dar a conhecer às nossas alunas algumas áreas da engenharia e desmistificar estereótipos e preconceitos associados à escolha destes cursos por parte das mesmas. 
Foi mostrado um vídeo introdutório, seguindo-se alguns esclarecimentos sobre o que é ser engenheira e quais as atividades inerentes a esta profissão. Seguidamente, as alunas aceitaram o desafio de construir foguetões que, com a ajuda de uma bomba de ar, descolaram, no Pátio das Cerejeiras, perante o entusiasmo geral das participantes. Para finalizar, participaram num jogo de Verdade ou Mito, que veio ajudar a clarificar algumas questões ligadas à igualdade de género e de oportunidades. 
Trata-se já da 3ª edição deste projeto, tendo a nossa escola vindo a participar desde a 1ª edição. O projeto "Engenheiras por um Dia" é promovido pelo Governo Português e está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual, estando a sua coordenação técnica a cargo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em parceria com a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros.





Sem comentários:

Enviar um comentário