quarta-feira, 10 de maio de 2017

De Volta aos Clássicos na Joaquim de Carvalho


Na sexta-feira, 28 de abril, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho realizou uma atividade interdepartamental com o título: “De Volta aos Clássicos”. Esta iniciativa visou recriar a antiguidade clássica, com um olhar interdisciplinar, promovendo várias atividades a realizar em diferentes espaços da Escola e da cidade, das quais se destacaram: Olimpíadas, Percurso dos Sábios, Banquete Romano, entre outras. Esta atividade também pretendeu estreitar os laços da Escola com a Comunidade Educativa. 
Por outro lado, pretendeu-se que esta atividade se constituísse como um complemento de aprendizagens curriculares, bem como fosse geradora de novas aprendizagens.



A manhã teve início com o acender do facho olímpico, pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, na Praça da Europa, de onde partiu para, em estafeta, percorrer a cidade, passando por diferentes mãos de alunos trajados a rigor como cidadãos atenienses. Chegados à Escola, foi acesa a pira olímpica, dando início à recriação das Olimpíadas Gregas. 



Foram disputados jogos de luta, corrida de “quadrigas”, salto em comprimento, lançamento do dardo e velocidade. Ainda de manhã, os alunos participaram no concurso “À procura do retângulo de ouro” – concurso de conhecimentos de Matemática.


À tarde, a cidade viu “gregos e romanos” a participarem no “Percurso dos Sábios” – prova de orientação e conhecimentos de Ciências Naturais e Física e Química.






Pelas 19 horas, deu-se início ao “Banquete Romano”, que após vários apontamentos culturais - música, recitação e teatro - apresentou uma degustação de pratos tipicamente romanos, regados com o néctar dos deuses e outros momentos culturais, entre os quais um desfile de deuses do panteão romano.

Durante todo o dia, a Escola viveu o mundo clássico por meio de outras atividades permanentes, em diversos locais da instituição, destacando-se uma exposição de trabalhos de Artes (pintura, escultura e gravura), projeção de filmes e mostra bibliográfica na biblioteca escolar.





Sem comentários:

Enviar um comentário