quarta-feira, 6 de maio de 2015

Joaquim de Carvalho comemora 100 anos da I Guerra Mundial





Exposições, conferências, ciclo de cinema e concurso de leitura

Ao longo do mês de maio, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho vai estar centrada nas comemorações dos 100 anos sobre a I Guerra Mundial, com atividades muito diversificadas: uma exposição de pintura, conferências, visionamento de filmes.

Exposição Guerra-Luz-Movimento-Paz
Está patente, no átrio principal da escola, uma exposição de trabalhos realizados pelas turmas de Desenho do 10º ano, do Curso de Artes Visuais, fruto de um projeto que visa comemorar o centenário da I Grande Guerra Mundial. Após uma pesquisa de imagens alusivas a esse conflito bélico, e também de pinturas produzidas por artistas dessa época, os alunos criaram as suas obras recorrendo a materiais e técnicas diversas: sob orientação do Prof. Paulo Diogo, os alunos usaram tinta-da-china e aguarela; orientados pelo Prof. Jorge Borges, os alunos usaram o carvão, a grafite e o pastel de óleo. Estas composições marcam a sua originalidade no facto de nelas se conjugarem dois planos distintos: a preto e branco, o desenho de um cenário de guerra; a cores, figuração retirada de pinturas da época. A exposição é complementada com uma mostra de livros, de revistas e de discos-áudio referentes à I Grande Guerra.

Conferências
São quatro as conferências que terão lugar, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho: a 5 de maio, “A Guerra e o Pós Guerra – Comparação entre a 1.ª Grande Guerra e a 2.ª Guerra Mundial” pelo Professor Doutor João Paulo Avelãs Nunes; a 6 de maio, “A Europa: construir a paz entre demónios adormecidos”, pelo Professor Doutor Paulo Nossa; a 8 de maio, “Química ao serviço da vida e prisioneira da guerra”, pelo Professor Doutor Sérgio Rodrigues, e “World War I Literature”, pela Professora Doutora Jacinta Maria Matos.

Cavalo de guerra

Ciclo de Cinema
Nos dias 8 e 29 de maio, pelas 21.30h, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, vão ser apresentados, respetivamente, os filmes “Cavalo de Guerra” e “Pulsos de ferro".






Sem comentários:

Enviar um comentário