quarta-feira, 6 de maio de 2015

Joaquim de Carvalho adere ao Programa Lean



“Faça mais com menos”




                                                                                            

A convite da EPIS (Empresários Para a Inclusão Social) e em colaboração direta com a EDP (Central de Lares) a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho decidiu integrar a iniciativa LEAN, que tem por lema “Faça mais com menos” e o objetivo de promover a eficiência de recursos na instituição. Segundo a EPIS, “2 das 3 escolas que se envolveram neste projeto com a EDP estão a alcançar excelentes resultados”.
Lean é uma metodologia de melhoria contínua dos processos e que alcança êxito, quando garante a participação de todas as pessoas da organização na busca de soluções que permitam desenvolver o trabalho com mais eficácia e eficiência. Como objetivo global está a procura de ideias para fazer mais com menos; minimizar custos financeiros, custos de tempo e outros recursos, otimizando rotinas e processos. Pretende-se, deste modo, aumentar a eficiência das operações em todas as áreas funcionais; aumentar a motivação e a participação das pessoas, estimulando a mudança e a melhoria contínua; recolher num processo estruturado e constante as ideias de melhoria que possam surgir, vindas de todas as áreas.

A única a nível concelhio, e uma das poucas a nível nacional, a aderir a este programa, a Escola desenvolveu já sessões de formação, orientadas pela equipa Lean da EDP com todas as estruturas da instituição, pessoal docente e não docente e alunos, no sentido de lhes ser apresentado o programa e de serem identificadas áreas de melhoria. Neste momento, está constituída uma equipa que terá por missão analisar as propostas de melhoria resultantes de todas as sessões e propor ao Diretor ações conducentes a pô‑las em prática.

Sem comentários:

Enviar um comentário