quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Alunos da Joaquim de Carvalho homenageiam Costa Pinto e Eduardo Nery


Exposição de pintura recria obras dos surrealistas figueirenses
T:\Fotografias\Atividades_2017_18\Exposição_Magenta\P_20180206_095831.jpg


Está patente na Galeria Magenta, Associação dos Artistas pela Arte, desde 24 de março a 13 abril, uma exposição de trabalhos de alunos do 11º ano de Artes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, sob a orientação do Professor Paulo Diogo. 

Surgindo no âmbito da atividade interdepartamental de 2017/18 da Escola (grande evento cultural a ter lugar no final do ano letivo), subordinada ao tema “Anos 60”, a exposição tem por base pinturas em pastel de óleo sobre tela, 50x50 cm, e tem como principal finalidade dar a conhecer dois vultos da arte nacional, Cândido Costa Pinto (1911-1976) e Eduardo Nery (1938-2013), nascidos na nossa cidade, Figueira da Foz.
T:\Fotografias\Atividades_2017_18\Exposição_Magenta\Exposição_Magenta.jpg

Os alunos realizaram 14 trabalhos de reinterpretação de obras destes dois pintores figueirenses, explorando alguns dos princípios do Movimento Surrealista e da Optical Art. Cada aluno partiu de duas obras, uma de Costa Pinto e outra de Nery, e, inspirado nestas, criou uma nova obra de arte. Entre os trabalhos em exibição contam-se ainda duas telas dos dois Professores envolvidos no projeto, Paulo Diogo e Jorge Borges.

Esta parceria entre as duas instituições tem como desígnio trazer a arte dos jovens até ao público na Galeria Magenta, contribuindo, desta forma, para um maior estímulo dos jovens pelas artes plásticas. Desta parceria resultaram já duas exposições de trabalhos de alunos, a primeira em janeiro e agora esta para o mês de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário