quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

À conversa com ....Pedro Cordeiro


BI
Idade- 21 (17/10/1996)
Naturalidade-Coimbra

Residência- Lisboa
Passatempo favorito - Assistir a jogos de Futebol
Profissão futura - Gestor de Recursos Humanos

Licenciou-se, em junho de 2017, em Administração Público-Privada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo recebido o prémio Gama Barros, um prémio monetário atribuído ao melhor aluno do curso. Atualmente, está a frequentar o primeiro ano de um mestrado em Gestão de Recursos Humanos no ISCTE

Como é que os anos passados nesta escola contribuíram para o teu sucesso?
Bom dia, considero que esta escola foi fulcral para o meu desenvolvimento enquanto estudante, mas acima de tudo enquanto pessoa, na medida em que os professores tiveram um papel de enorme importância ao auxiliarem-me quanto tinha dúvidas ou não percebia certos exercícios. Acima de tudo, penso que o grau elevado de exigência a que estive sujeito em simultâneo com a ajuda dos professores que tive o privilégio de conhecer tiveram um papel essencial naquilo que se pode considerar um bom desempenho académico.

Que método de estudo está por trás dos bons resultados obtidos?
No que me diz respeito, o meu método de estudo passa por uma organização sistemática das matérias que dou nas aulas, concomitantemente com a importante compreensão dos conhecimentos necessários através de outras leituras.

O que representa este prémio no teu percurso escolar?
Eu encaro este prémio, acima de tudo, como um reconhecimento do meu (árduo!) trabalho para atingir os meus objetivos académicos. A meu ver, poderá vir a ser importante quando me candidatar a um possível emprego como uma prova do meu empenho e da minha competência.

Como descreves esta experiência de mestrado no ISCTE?
Até agora, e sendo que vou agora para o segundo semestre do meu primeiro ano, considero que tem sido uma experiência enriquecedora,  uma vez que o ISCTE tem uma abordagem de ensino muito prática o que contrasta quase por completo com o ensino praticado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que é, por sua vez, muito teórico. Além disso, o que mais aprecio no ISCTE é o ambiente de integração e de convivência entre estudantes à semelhança do que existe em Coimbra, o que, confesso, foi uma boa surpresa para mim.

Como é a rotina de um mestrando?
A rotina de um mestrando, no que me diz respeito, baseia-se em ter aulas na parte da manhã, período em que se faz uma aprendizagem intensiva e específica dos conteúdos programáticos. Na parte da tarde, há que fazer o estudo dos mesmos, tanto na biblioteca, como em casa. 

O que pensas fazer após completar o mestrado?
Após completar o mestrado, gostaria de começar a trabalhar na área de Gestão de Recursos Humanos, numa primeira fase em Portugal e, seguidamente, caso se apresente a oportunidade, exercer no estrangeiro com vista a ganhar mais experiência internacional sobre as práticas de Recursos Humanos. 

Que mensagem deixas para os leitores do Sinal?

Gostaria de desejar o maior sucesso a todos os estudantes e, se me é permitido um conselho, diria àqueles que estão agora a dar os primeiros passos no ensino secundário que se assegurem de que escolheram uma área de estudos de que gostam, porque vão ter de estudar bastante para adquirir competências que lhes permitam, posteriormente, vir a integrar o mercado de trabalho. Muitas felicidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário