quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aproximação ao mundo do trabalho


Respondendo às incertezas que os jovens sentem relativamente a opções na sua vida futura, uma vez que as escolhas de prosseguimento de estudos devem estar ligadas não só ao mercado de trabalho mas também aos seus interesses e aptidões, a DT do 10ºD decidiu convidar os pais e EE dos alunos desta turma a encontrar locais de trabalho que pudessem oferecer aos seus educandos uma oportunidade de contactar diretamente com essa realidade.
Os Encarregados de Educação apoiaram e duas mães fizeram os contactos com o Hospital Distrital da Figueira da Foz e o Grupo Portucel  Soporcel, sito na Figueira da Foz. Estas duas entidades responderam positivamente e proporcionaram experiências diversificadas e muito ricas a todos os alunos que participaram. Em março, os alunos passaram três dias no Hospital, e em junho estiveram também durante três dias na Soporcel.  Passaram por setores diversos, sempre acompanhados e orientados por responsáveis das duas instituições. Puderam observar o que se faz e como se faz.


Estes foram alguns dos seus comentários:
“A experiência proposta pela nossa diretora de turma aos nossos encarregados de educação foi muito enriquecedora e interessante. Apercebi-me que havia áreas na saúde que me parecem apelativas.  Para além disso, esta experiência  proporcionou-nos umas férias diferentes e, a meu ver, conseguimos tirar algumas dúvidas.

Marta Roque (março 2012)

“Passei pelos serviços de fisioterapia, pediatria e imagiologia. Foram-me esclarecidas todas as dúvidas que coloquei e todos foram prestáveis; os serviços estavam muito bem organizados. Não tinha ideia do esforço e empenho necessários  no mundo do trabalho. Estou ansiosa pela próxima experiência”

Mafalda (março 2012)

“Foi uma experiência extraordinária que contribuiu bastante para o nosso desenvolvimento e gostaria imenso de repetir”

Andreia Cardoso (março de 2012)

“Achei que o trabalho estava bem organizado e sempre que necessário deram-me informações sobre os procedimentos, e eram esclarecidas dúvidas. Foi uma experiência fantástica para o meu enriquecimento pessoal e gostaria de repetir”
Diana Vicente (março de 2012)

“A experiência que tivemos na Soporcel, durante estes três dias, foi deveras entusiasmante e ajudou-nos muito a ter uma melhor perceção do que é o mundo laboral, incluindo cumprir horários e regras de segurança e saúde, tal como o uso de equipamento e vestuário adequado.

Também tivemos a oportunidade de conhecer toda a fábrica e de acompanhar e entender todo o processo do fabrico de papel, passando pelas áreas de Manutenção, Laboratórios, Produção de Pasta, Produção de Papel, Transformação, ficando assim, com uma melhor noção de todo o trabalho implícito para produzir uma folha de papel.

Além disso, ficamos a conhecer quais são as habilitações e competências necessárias para poder trabalhar numa unidade fabril como a Soporcel.

Com isto, queremos dizer que esta experiência foi muito agradável, interessante e enriquecedora para nos ajudar a escolher o nosso futuro."

 Fátima Lopes e  Inês Ramos

“Penso que a minha estadia na Soporcel foi uma mais-valia nas minhas experiências como jovem, acho que é muito importante ter a noção de como é, realmente, o mundo laboral. Na minha opinião o que gostei mais de lá foram os laboratórios onde se faziam testes ao papel mas as áreas necessárias na Soporcel são muito diversificadas. Recomendo a todos os alunos que pensam em seguir uma carreira no mundo da indústria este tipo de experiência e definitivamente eu voltaria a repeti-la.”

  Miguel Claro

“Na minha opinião, a experiência na Soporcel foi muito enriquecedora. Para além de me ter mostrado as exigências que coloca a quem pretenda enveredar por este tipo de atividade, mostra igualmente a diversidade de funções que aí se podem desempenhar e os desafios que as mesmas apresentam. Também me mostrou que o trabalho em equipa é fundamental e que só com ele as empresas podem ter lucros e sucesso. Para finalizar, recomendo esta experiência a todos os alunos da área de Ciências, pois dá-nos uma pequena ideia do que é o trabalho real feito numa empresa como a Soporcel

João Cardoso

Profª Regina Carvalheiro








Sem comentários:

Enviar um comentário