quarta-feira, 25 de novembro de 2009

20 anos da queda do muro de Berlim











20 anos da queda do Muro de Berlim

No dia 9 de Novembro, comemora-se os 20 anos da queda do muro de Berlim.

O que era o muro de Berlim?

O muro de Berlim era uma barreira física construída pela República Democrática Alemã, durante a guerra-fria, que rodeava toda a cidade de Berlim ocidental, separando-a da Alemanha oriental, inclusive Berlim oriental. Este muro dividia a cidade de Berlim em duas partes: a República Federal Alemã (RFA), constituída pelos países capitalistas, e a República Democrática Alemã (RDA), constituída pelos países socialistas ‘amigos’ do regime soviético. O muro, de 66,5km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para os cães-de-guarda, começou a ser construído repentinamente na madrugada de 13 de Agosto de 1961.
Ao longo dos anos, ao tentarem atravessar o muro, 80 pessoas morreram, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas.
A queda do muro de Berlim começou no dia 9 de Novembro de 1989 e foi o acto inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram por fim a República Federal da Alemanha. Foi também o fim da guerra-fria.
Algumas partes do muro foram reconstruídas para incentivar a visita ao muro derrubado antes. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.
A queda do muro de Berlim foi um acontecimento histórico e marcante, que tem um significado muito importante de liberdade.


André Ramos 8ºB
João Figueiredo 8ºB
Maria Santos 11ºE

Sem comentários:

Enviar um comentário