quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Forte adesão às Olimpíadas Portuguesas da Matemática


   Decorreu na passada quarta-feira, dia 6 de novembro, a 1ª eliminatória das trigésimas oitavas Olimpíadas Portuguesas da Matemática, que contou com a participação de 30 alunos - 13 do Secundário e 17 do 3º Ciclo.
   Trata-se de um concurso dinamizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática, que procederá à seleção dos melhores resultados. Este concurso visa despertar o gosto pela disciplina de matemática, desenvolvendo a capacidade de raciocínio e a capacidade de criar estratégias para resolver problemas. 
   O Sinal procurou saber as motivações de alguns participantes. 
Inquiridos, os mais jovens referiram o gosto pela matemática (Sofia Maia, 9ºB e Filipe Nogueira, 9ºD) e ainda o desejo de experimentar algo novo (Afonso Tonel , 7ºC).
   O Yuri do 10ºE apontou « a curiosidade de jogar "jogos mentais"». Por sua vez, o aluno Tiago Cepa do 11ºA referiu sentir-se motivado pelas dificuldades que encontra nestes desafios. Também o Ricardo Antunes do 12ºA afirmou procurar questões que saem do âmbito das tratadas em sala de aula, sentindo-se desafiado a «pensar fora da caixa».
   Os alunos apurados participarão na segunda eliminatória que terá lugar em janeiro. 
   Boa Sorte a todos!

Gabriela Santos 11ºA


Sem comentários:

Enviar um comentário