quarta-feira, 14 de março de 2018

Moita Flores vem à escola


Na passada semana, de 5 a 9 de março, viveu-se na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho a Semana da Leitura, projeto desenvolvido no âmbito do desafio lançado a todas as escolas do país, pelo Plano Nacional de Leitura, sob o mote “Liberta o leitor que há em ti”, com o objetivo de festejar a leitura como ato comunicativo, diálogo entre as artes, as humanidades e as ciências, espaço de encontro, criativo e colaborativo.
Deste modo, foram várias as iniciativas concentradas durante a semana nesta Escola, de que destacamos algumas. Com o título “5 dias, 5 poemas”, no bar da escola, em todos os principais intervalos, alunos cantaram ou fizeram leitura expressiva de poemas de autores nacionais, como António Gedeão, Mário Sá Carneiro, José Régio ou Lobo Antunes. Na quinta-feira, o escritor Moita Flores esteve no auditório Joaquim de Carvalho a falar para cerca de 200 alunos, de diferentes anos de escolaridade, sobre a importância da leitura e do livro no crescimento interior de cada indivíduo. Também o processo criativo e a sua experiência de escritor e policial foram abordados. Os 12 anos vividos enquanto agente da Polícia Judiciária proporcionaram-lhe inúmeras experiências e inspiração para as suas obras de ficção, sendo algumas delas adaptadas para televisão.
Nesta semana, o apelo à leitura foi feito de forma mais intensa, contudo, ler é uma constante da vida do dia a dia de uma escola, com o contributo de todas as áreas do saber.

Sem comentários:

Enviar um comentário