segunda-feira, 26 de março de 2018


Clube de Jornalismo vai a Público
Ontem, dia 22 de março, os alunos do clube de Jornalismo da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho efetuaram uma visita de estudo ao Museu do Oriente e à redação do jornal Público. A acompanhá-los estiveram as professoras responsáveis pelo funcionamento do mesmo, há já vários anos, Anatilde Gomes, Heloísa Cordeiro e Marta Pena.
A visita guiada ao Museu do Oriente permitiu aos vinte e nove alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos, uma viagem pelo Império Português do Oriente, em que se destacaram as trocas comerciais e culturais bem como uma incursão pelas mitologias chinesa, japonesa, macaense e timorense.
À tarde, esperava-os uma aula de jornalismo ministrada por Isabel Anselmo, a nossa anfitriã no Público, assessorada por jornalistas ligados a áreas tão diferentes como a infografia e a multimédia. Os alunos tiveram a oportunidade de tomar contacto com a construção do jornal em papel e também na versão online. Assumiu particular destaque a utilização de vídeos, infografias e podcats, bem como o caráter interativo da versão online, na qual o leitor pode decidir o que deseja ver, quando e onde. 
Esta visita permitiu não só um enriquecimento cultural, mas deu a oportunidade aos alunos de contactarem diretamente com o mundo no trabalho, uma vez que foi possível entrar na redação do Público, colocar questões aos jornalistas e assistir in loco à construção do jornal.
Alunos e professoras puderam ainda contar com aquele sol que confere a Lisboa a luz que a torna única.

Sem comentários:

Enviar um comentário