quarta-feira, 11 de maio de 2016

Diretor da Joaquim de Carvalho e Ministro da Educação assinam protocolo no Parque das Nações

Protocolo do Centro de Formação Desportiva de Surf / Bodyboard e Vela

Na passada quinta-feira, dia 5 de maio, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, realizou-se a cerimónia de assinatura dos protocolos dos Centros de Formação Desportiva, no âmbito do Desporto Escolar. Nesta cerimónia estiveram presentes o Ministro da Educação, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, a Ministra do Mar bem como os Diretores das Escolas que assinaram os respetivos protocolos. No discurso, Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, evidenciou os méritos do alargamento da prática desportiva nas escolas, nomeadamente aos desportos náuticos: “Levar às escolas a náutica de recreio é uma prioridade das políticas do Mar”.
O Ministro da Educação reforça a ideia: “Existirem mais modalidades como o remo, a canoagem, a vela, o surf, o ténis ou o golfe no universo da Educação é essencial para a Escola mostrar como no sucesso escolar (e desportivo) há lugar para todos, independentemente da sua condição económica, contexto cultural ou historial familiar”. Tiago Brandão Rodrigues entende que este alargamento das modalidades oferecidas no âmbito do Desporto Escolar é crucial por dois motivos: “contribui ativamente para o aperfeiçoamento de alunos que já demonstraram apetência noutras modalidades, ampliando as suas capacidades; bem como capta para a Escola e para o Desporto Escolar alunos que carecem de motivação adicional para aprender e estar na Escola de corpo inteiro”.
No âmbito do Desporto Escolar, a Direção-Geral da Educação criou há três anos uma rede nacional de Centros de Formação Desportiva para democratizar o acesso dos alunos a modalidades desportivas, tirando partido da localização geográfica privilegiada do nosso país e da tradição náutica nacional, em articulação com a Estratégia Nacional para o Mar.

Neste momento existem 32 Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar dedicados às modalidades náuticas. A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, em parceria com a Associação de Bodyboard da Foz do Mondego (ABFM), o Clube Náutico da Figueira da Foz e a Câmara Municipal da Figueira da Foz, constitui, desde o início deste ano letivo, um destes Centros de Formação Desportiva de Desportos Náuticos, com as modalidades de surf, bodyboard, stand up paddle e vela. Esta iniciativa tem por objetivo proporcionar um primeiro contacto com estas modalidades a um número alargado de alunos de todas as escolas do concelho da Figueira da Foz. A atividade, sem caráter regular, desenrola-se às quartas‑feiras, das 14.45h às 17.30h, na Praia de S. Pedro (surf/bodyboard stand up paddle) e na marina de recreio (vela), sendo o transporte assegurado pelo autocarro da Câmara Municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário