quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Entrevista ao Bruno Moura, campeão regional individual de ténis de sub18



Bruno Moura, atleta do Tennis Club da Figueira da Foz, participou recentemente no Campeonato Regional de sub 18, tendo vencido na final Fernando Gouveia por 5/7, 6/1 e 6/1, sagrando-se desta forma campeão regional individual de sub18. 
Na mesma prova, Bruno Moura e Inês Maia, outra atleta do Tennis Club, venceram a prova de pares mistos frente a Gonçalo Fernandes (TCFF) e Inês Iglésias, sagrando-se campeões regionais sub18 de pares mistos.

Há quanto tempo é que praticas ténis?
Jogo ténis desde os 5 anos e comecei a competir com 8 anos.

Quantas vezes treinas por semana?

Durante as aulas treino três vezes por semana, porque nesta altura quero ter boas notas. Nas férias costumo treinar todos os dias.

Como é que concilias a escola com o ténis?
Não é fácil, mas é possível. Eu encaro o ténis como um escape à escola e acho que a nossa vida, nesta idade, não se pode reduzir a estudar.

Para ser tenista é preciso fazer algum tipo de dieta?
Para ser tenista de topo é, e claro que tenho alguns cuidados, mas não deixo de comer o que gosto por isso.

Com que frequência participas em torneios?
Participo sempre que posso. Mas durante as aulas, quando estou em período de testes, raramente o faço porque , como já disse, valorizo mais ter boas notas.

Jogas sempre a par com a Inês Maia?
No ténis não há pares marcados. Tanto posso fazer par com alguém do meu clube como posso fazer com alguém de outro. Já joguei algumas vezes com a Inês, mas não é muito frequente.

Praticas mais algum desporto?
Não pratico mais nenhum desporto, mas quando posso vou correr e faço ginásio.

Com que idade é que ganhaste a tua primeira medalha? Qual foi a sensação? 
A 1ª vez deve ter sido com 8 anos, mas não ligo muito a medalhas. Receber taças é que eu gosto, mas há taça de torneios que têm mais valor para mim do que outras.

E agora? Qual a sensação de ser campeão regional individual de sub-18? 
Como é óbvio, estou muito contente por ter obtido este título. Deve ser o mais importante desde que pratico ténis, pois este é o campeonato mais importante a seguir ao campeonato nacional. Desde os 12 anos, sempre participei no campeonato regional e nunca consegui vencer. Em sub-12, em sub-14 e em sub-16, fiquei sempre ou pela meia final ou pela final em singulares. Fui algumas vezes campeão regional de pares e agora, no meu primeiro ano no escalão de sub-18, consegui finalmente ganhar o título de singulares masculinos.

Qual a tua maior ambição em termos desportivos?
A minha ambição em termos desportivos é chegar o mais longe possível e obter o maior número possível de títulos, mas tenho noção que no futuro não vou fazer vida do ténis. Neste momento a minha ambição é ser top 10 do país.

Que conselhos darias a quem está a iniciar agora a prática do ténis?
O meu conselho é que se divirtam e trabalhem. Nunca desistam porque com trabalho nem tudo é possível, mas muitas coisas estão ao nosso alcance.  
Bárbara Brás, 7ºD
Mafalda Mateus, 7ºB
Diogo Nogueira, 8ºD
Afonso Pereira, 8ºD
Raquel Almeida, 8ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário