quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Por onde andam os nossos antigos alunos...


Pedro Miguel encontra-se a frequentar o curso de Dietética e Nutrição na ESTeSL, Lisboa. Aqui fica a conversa que tivemos com ele.

Como foi a integração?
 A integração foi fácil, fui para Lisboa uma semana antes de começar as aulas o que me fez adquirir uma certa experiência nos transportes, nomeadamente metro ou comboio.
Como tenho cá familiares facilitou economicamente por não ter de pagar renda, o que foi um grande alívio para o meu pai. Apesar de estar com familiares, é como se vivesse sozinho. Trato da minha comida, compras, etc…

Como são as aulas? Qual a diferença entre as aulas do secundário e aulas da universidade?
 As aulas são bastante diferentes! Primeiro, dá-se uma quantidade significativa de matéria no espaço de 1h30 ou 2h ou 3h. Segundo, a relação aluno-professor é mais aberta, ou seja, nota-se um certo companheirismo não esquecendo o estatuto que cada um tem na sala de aula. E não há nada de “stor” é tudo por “professor”. 
Foram praxados? Qual a vossa opinião acerca das praxes?
Fui praxado e a minha praxe continuará ao longo do ano. A praxe não é o bicho de sete-cabeças que a comunicação social divulga, é a melhor maneira de se ser integrado quer no curso, quer pelos outros cursos.
No primeiro dia de praxe, cheguei e procurei por um grupo com uma faixa “Dietética e Nutrição”. Lá encontrei e a primeira coisa que me mandaram fazer foi olhar para o chão, pois há uma certa hierarquia que tem e deve ser respeitada. No início a praxe foi dura, acordava no dia seguinte com dores de ter enchido, porém ao longo do tempo passou a ser mais jogos.
Praxe não é má, é uma forma de conhecer as pessoas do teu curso, mais velhas e do mesmo ano, assim como se forma um espírito de camaradagem. De um por todos e todos por um.  
                                                                                                                                    Afonso Pereira, 7ºD

                                                                                                                                                                               Alexandre Hing, 7ºD 

Sem comentários:

Enviar um comentário