sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

"O Sol é Mesmo Para Todos" na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho




No âmbito do Projeto "O Sol é Mesmo Para Todos" em que a Escola está envolvida em parceria com o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (OAUC), a Dra. Telma Esperança, bolseira de investigação científica do OAUC, desenvolveu no dia 11 de dezembro uma atividade com os alunos do 10.º ano, turma D, em que se analisaram dados científicos reais, em particular, imagens do Sol, espectroheliogramas, obtidos no OAUC.
Tendo como finalidade a promoção da ciência em geral, e da astronomia em particular, foram realizadas contagem de manchas e de grupos de manchas em espectroheliogramas (risca K1 do CaII) ao longo de mais de uma década por forma a determinar a variação da atividade solar no tempo, construindo-se, assim, a noção de ciclo solar. Para a análise dos espectroheliogramas recorreu-se ao software livre Salsa J. Os alunos envolveram-se de forma exemplar nesta atividade, a qual se revelou muito proveitosa e também agradável.
A Escola, em especial, os alunos do 10.ºD e o Departamento de Ciências Físico-Químicas, agradece ao  Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, em especial à Dra. Telma Esperança todo o trabalho realizado.:)

Sem comentários:

Enviar um comentário