sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

"O Sol é Mesmo Para Todos" na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho




No âmbito do Projeto "O Sol é Mesmo Para Todos" em que a Escola está envolvida em parceria com o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra (OAUC), a Dra. Telma Esperança, bolseira de investigação científica do OAUC, desenvolveu no dia 11 de dezembro uma atividade com os alunos do 10.º ano, turma D, em que se analisaram dados científicos reais, em particular, imagens do Sol, espectroheliogramas, obtidos no OAUC.
Tendo como finalidade a promoção da ciência em geral, e da astronomia em particular, foram realizadas contagem de manchas e de grupos de manchas em espectroheliogramas (risca K1 do CaII) ao longo de mais de uma década por forma a determinar a variação da atividade solar no tempo, construindo-se, assim, a noção de ciclo solar. Para a análise dos espectroheliogramas recorreu-se ao software livre Salsa J. Os alunos envolveram-se de forma exemplar nesta atividade, a qual se revelou muito proveitosa e também agradável.
A Escola, em especial, os alunos do 10.ºD e o Departamento de Ciências Físico-Químicas, agradece ao  Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, em especial à Dra. Telma Esperança todo o trabalho realizado.:)

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Para 2015, desejo que ...


Gostaria que 2015 fosse diferente…. Sei lá? Que fosse especial.
Queria que as pessoas deixassem de sentir inveja umas das outras e que parassem  de uma vez por todas com o "bullying". Também gostava que, nas escolas de Portugal, em vez de livros escolares, houvesse um “tablet” com todas as aplicações. 
Maria Daniela Costa, 7ºA


Queria que tivéssemos aulas mais interativas.                  
                                                                                                                                                                                    Alexandre Hing, 7ºD  

Gostaria que 2015 fosse um ano de sorte e saúde para todos.
                                                                                                                                          Afonso Pereira, 7ºD 


Tenho um bom pressentimento para 2015. Acho que este ano nos vai surpreender pela positiva.
Não sei porquê, penso que este ano será um ano de paz.
Penso que a cruel guerra Jihadista vai acabar e a invasão russa também vai ter fim.
Também quero que o racismo se vá no decorrer do ano.

Tiago Gomes, 7º C
Artur Cardoso, 7º C 

Desejamos saúde, resultados académicos gratificantes e atingir os nossos objetivos.

 Catarina Pena, 9ºC
Joana Silva, 9ºC
Rita Almeida, 10ºF



No Clube de Matemática!

 Fomos conversar com os alunos que frequentam o Clube de Matemática para tentarmos perceber o que os leva a fazer parte dele. 
Quase todos afirmaram que acham divertido e interessante as atividades que desenvolvem. Estas são variadas e vão de jogos matemáticos, tais como, Rastros, Avança, Produto e Xadrez, à preparação para os testes bem como para o Equamat. 
Das razões apontadas para fazerem parte deste clube, os alunos destacaram o desenvolvimento do raciocínio e o facto de haver ali pessoas "fixes".
Neste momento, encontram-se a frequentar regularmente este clube, cerca de 10  alunos sob a coordenação dos professores Alice Mota e Jorge Marques.
















Ana Sofia Bizarro 10ºD
Rita Almeida 10ºF

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional Da Pessoa com Deficiência.
Esta data comemora-se desde 1998, ano em que a ONU avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos deste dia.
A realização de concursos é um exemplo de atividades levadas a cabo neste dia, com o fim de consciencializar a população da importância da integração das pessoas portadoras de deficiência na sociedade.





 Paulo Amorim Nº17 7ºA