quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Projeto de Promoção de Educação para a Saúde e Educação Sexual



O novo ano escolar teve o seu início e a equipa do projeto PESES vem informar a comunidade educativa sobre o seu projeto de trabalho para o corrente ano escolar.
Tal como decorreu o ano passado, a equipa PESES vai desenvolver um conjunto de atividades em cooperação com os Coordenadores dos Diretores de Turma do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, os Conselhos de Turma e respetivos P.C.T, os departamentos curriculares, a associação de estudantes, o Clube de Jornalismo, os Serviços de Psicologia e Orientação, os assistentes operacionais, a Biblioteca Escolar, os Pais / encarregados de educação, a Associação de Pais, a Associação Fernão Mendes Pinto; INEM, o Instituto Português do Sangue e a Polícia Judiciária de Coimbra, o CAT e a associação Abraço entre outros, pretendendo-se acima de tudo atingir os objetivos mais relevantes do projeto versando a questão da alimentação e atividade física, o consumo de Substâncias Psicoativas, a sexualidade (Projeto de Educação Sexual – Lei 60/2009 e Portaria 196-A/2010), as infeções sexualmente transmissíveis, designadamente VIH – SIDA (Projeto de Educação Sexual – Lei 60/2009 e Portaria 196-A/2010) e a violência em meio escolar.
De referir que este será desenvolvido num conjunto de atividades que serão calendarizadas ao longo do ano e que versarão temáticas que pretendem responder aos objetivos acima expostos, quer nas turmas do terceiro ciclo, quer nas turmas do ensino secundário. De lembrar que se mantém aberto o Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno - (GUIAA-TE), e que muito brevemente apresentará um horário de funcionamento para que todos os alunos interessados possam ali expor, trocar, partilhar e receber informações e experiências. De registar a presença nas primeiras sextas-feiras de cada mês da Equipa de Saúde Escolar, entre as 14 e as 15 horas no gabinete do GUIAATE, constituída por uma médica e duas enfermeiras. Também salientar a criação do Clube de Saúde, que será dinamizado pelas enfermeiras da equipa de saúde escolar, as quais apresentarão em breve o horário de funcionamento.
Ainda durante o primeiro período será recolocado na página da escola o site do nosso projeto PESES, onde todos poderão aceder para consulta e participação para que todos nós tenhamos a oportunidade de trocar ideias e experiências e ao mesmo tempo apresentar as atividades e projetos decorrentes do trabalho dos alunos e da equipa.
  A equipa do PESES
 

Sem comentários:

Enviar um comentário