quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dá-nos 5 minutos e nós damos-te uma vida!



Rastreio de doenças cardíacas
 
Dinamizadores: Equipa PESES, Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Data: 29 e 30 de abril
Local: Auditório

Sabe-se atualmente que as doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte nos jovens. Neste sentido, e no âmbito do projecto PESES, foi realizado nesta escola, nos dias 29 e 30 de abril, um rastreio de doenças cardíacas que teve como objetivo a deteção de patologia do foro cardiovascular em jovens.
Este foi constituído:
- pela resposta a um curto questionário de 7 perguntas (realizado sob forma informatizada)
- pela realização de um electrocardiograma
À luz dos conhecimentos atuais, cerca de 1 em cada 333 jovens têm doença cardíaca de risco, potencialmente tratável e que será detetada desta forma. Tratou-se de uma oportunidade de rastreio e avaliação cardiológica completamente gratuita, tendo sido a sua participação totalmente voluntária e devidamente autorizada pelos Encarregados de Educação. Estiveram envolvidas 25 turmas do 9º, 10º 11º e 12º anos e realizaram o exame 410 alunos.
As atividades foram levadas a cabo por elementos da equipa do PESES, do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, estando autorizado pela Comissão Nacional de Proteção de Dados. Contou com o apoio da Administração Regional de Saúde do Centro, Instituto Português do Ritmo Cardíaco e Associação Portuguesa de Portadores de Pacemakers e Cdi’s.  
 
Equipa PESES

Sem comentários:

Enviar um comentário