quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aluna belga na nossa escola

                                                 

Gwenny a participar num intercâmbio na nossa escola


  Gosto muito desta escola porque durante as aulas nós podemos falar um pouco e rir. Na Bélgica temos de estar sérios, não podemos falar nem rir. Cá os professores são simpáticos, falam com os alunos e isso é melhor para nós.



Chamo-me Gwennoline, mas tratam-me por Gwenny. Tenho 15 anos, em breve terei 16 (nasci a 5 de Novembro.) Sou belga e habito em Namur. Penso estudar psicologia clínica e, mais tarde, gostava de trabalhar com pessoas que estão presas. Também quero ir durante um ano para o Peru, depois de acabar o secundário.
Decidi vir passar algum tempo no estrangeiro, porque não gosto da Bélgica e porque queria mudar de ares! Como estudo espanhol, pensei em ir para Espanha, mas preferi Portugal porque a língua é parecida e é um país muito mais bonito.
Quando eu cheguei aqui, à minha família de acolhimento, senti-me feliz e já me adaptei.
O povo português é simpático e caloroso, emociona-se facilmente enquanto que na Bélgica as pessoas são mais distantes.
Estou em Portugal, há um mês e prefiro estar cá do que na Bélgica, porque lá a minha rotina é sempre a mesma, aqui é muito diferente.
Gosto muito desta escola porque durante as aulas nós podemos falar um pouco e rir. Na Bélgica temos de estar sérios, não podemos falar nem rir. Cá os professores são simpáticos, falam com os alunos e isso é melhor para nós.
 Esta escola é maior do que a minha, tem mais cor, é mais alegre. Lá não há tanta cor, e é tudo mais monótono.
Durante a semana, estudo um pouco. Já fiz um teste de Geografia (em português!) mas não percebi as perguntas todas. Estou a fazer um esforço para falar português e já compreendo melhor.
Já conheço muita gente e tenho alguns amigos. Ao fim de semana, saio com eles à noite e divertimo-nos.
 Mas sinto falta da comida belga! Aqui come-se sopa, peixe, fruta, um pouco de carne… Na Bélgica, todos os dias comemos coisas diferentes. Ao pequeno almoço, cereais, pão, muita variedade de queijos, pão com carne; ao almoço, massa com molhos diferentes (à base de natas, queijo e especiarias); ao lanche, gelado ou bolo, batidos e sumos; ao jantar, carne ou peixe com salada e batatas, à sobremesa um pedaço de chocolate.
Regresso à Bélgica no dia 2 de dezembro. Sinto que o tempo passa depressa. 

                                                                                                                                               Ana Cláudia, Amaro 8ºA
                                                                                                                                             Catarina Pena, 7ºC
                                                                                                                                             Gwennoline Willame, 11ºG

Sem comentários:

Enviar um comentário