quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Joaquim de Carvalho sobe no Ranking

Taxa de conclusão do distrito - 1º lugar no 9º ano e 2º lugar no secundário

Divulgados os resultados do ranking das escolas de 2015, de novo fazemos a análise do posicionamento da Escola Joaquim de Carvalho no contexto concelhio, distrital e nacional.
De acordo com os dados do ranking do Jornal de Notícias, a Joaquim de Carvalho é, nos exames do 9º ano, com uma média global de 3.55, a 8ª escola pública a nível nacional e 2ª a nível distrital. Nos exames do secundário, com uma média global de 12,36 valores, é a 12ª escola pública a nível nacional e 2ª a nível distrital. A nível concelhio ocupa o primeiro lugar nos dois níveis de ensino. São resultados que honram a escola, o concelho e o distrito.
Há a salientar que, no tocante aos resultados do secundário (exames de 11º e 12º anos), este estudo tem por base a totalidade dos exames efetuados, 607 exames a oito disciplinas: Biologia e Geologia (11º ano), Física e Química A (11º ano), Português (12º ano), Matemática (12º ano), Geografia A (11º ano), História A (12º ano), Filosofia (11º ano) e Matemática Aplicada às Ciências Sociais (11º ano). A Joaquim de Carvalho, além destes, realizou ainda outros exames nacionais, entre os quais se contam, no 11º ano, Geometria Descritiva A, Matemática B, História da Cultura e das Artes e Alemão, no 12º ano, a escola realizou também exame a Desenho A.
Em pormenor, e agora de acordo com o jornal Público, analisando o estudo comparativo, por disciplina, entre os resultados da Escola e os nacionais (das escolas públicas), há a ressaltar que, no 9º ano, a Português a escola ocupa o 41º lugar a nível nacional e a Matemática ocupa o 8º lugar a nível nacional. No secundário, refira-se também que a Escola ocupa o 27º lugar a Matemática A, o 8º lugar a Física e Química A e o 4º lugar a Filosofia.
Numa outra perspetiva, há a destacar que, quanto à taxa de conclusão, a nível nacional, no 9º ano, a Joaquim de Carvalho é a 22ª escola pública (com 2,5% de retenção) e a 18ª no ensino secundário (com 20,2% de retenção), obtendo o 1º e 2º lugares, respetivamente, a nível do distrito de Coimbra.

Saliente-se, finalmente, que estes resultados são fruto de um empenhamento conjugado de alunos, professores, técnicos dos SPOs, assistentes operacionais e técnicos e encarregados de educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário