quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Entrevista ao aluno Ricardo Santana



Ricardo Santana recebeu no final do ano letivo passado uma Bolsa do Instituto Alemão.


BI
Idade: 16
Naturalidade: Coimbra
Residência: Figueira da Foz
Passatempo favorito: Remo
Profissão futura: Engenheiro

       

Sinal: O que te levou a estudar a língua alemã?
R. S.: Tinha curiosidade em aprender uma nova língua. Estive indeciso, mas acabei por escolher alemão e não me arrependo.


Sinal: O que é preciso para ganhar esta bolsa de estudo?
R. S.: Esta bolsa de estudo foi atribuída à escola como recompensa pelo bom trabalho realizado no âmbito do projeto PEPA. Eu integrava o projeto e acabei por ser selecionado e por poder usufruir da bolsa.


Sinal: Gostaste da tua estadia na Alemanha? Porquê?
R. S.: Gostei! Gosto de viajar, conhecer pessoas novas. Tive oportunidade de conhecer jovens de outros países, trocar impressões com eles, isso foi um ponto bastante positivo. Conhecer a cultura alemã também foi algo bastante enriquecedor, sem dúvida.


Sinal: Quais as principais dificuldades sentidas durante as aulas?
R. S.: Para ser sincero fui com algum receio de que as aulas fossem demasiado exigentes, de ficar “aos papéis”. Mas as aulas foram até bastante acessíveis, aprendi bastante. Claro que no início não foi fácil perceber tudo o que me diziam, mas ao longo das duas semanas senti que se foi tornando mais fácil.


Sinal: Como te habituaste à rotina durante o tempo da tua estadia?
R. S.: Nos primeiros dias não foi fácil. Estávamos a meio do verão e para compatibilizar os horários de cá com os madrugadores horários alemães, foram precisos alguns cafés… Mas acabei por me habituar.


Sinal: Que diferenças encontraste entre a Alemanha e Portugal?
R. S. : São duas culturas completamente diferentes. Talvez a começar até pela pontualidade. Na Alemanha é uma falta de respeito enorme chegar um pouco depois da hora a qualquer encontro. Cá temos até o tradicional “quarto de hora académico”… Em relação às pessoas, não as considerei rígidas e antipáticas como é comum estereotipar-se. Posso até justamente afirmar que me pareceram bastante prestáveis e acolhedoras.Em relação aos hábitos, fiquei com a impressão de que as atividades e o convívio ao ar livre são bastante significativos na rotina dos alemães. Apercebi-me também de que na Alemanha as questões ambientais são fundamentais e existe uma grande preocupação em torno da ecologia.


Sinal:
Que cidade(s) alemã(s) visitaste?
R.S.: O campo de verão decorreu em Freiburg, cidade que tive oportunidade de visitar e conhecer. Em eventuais atividades culturais tivemos oportunidade de visitar algumas regiões próximas.


Sinal: O que achaste da gastronomia alemã?
R.S.: Achei a gastronomia e os hábitos alimentares alemães diferentes dos portugueses. Sem retirar qualquer valor à gastronomia alemã que certamente tem as suas especialidades, reconheço que senti bastante a falta da comida portuguesa durante a estadia.


Sinal: Pensas, um dia, poder vir a viver na Alemanha? Porquê?
R.S.:Talvez. Apesar de a ideia de ter de terminar os estudos e emigrar não me agradar muito, é algo em que já tenho pensado. Penso que a Alemanha é um país repleto de novas oportunidades. Poderá até vir a ser uma hipótese viável um período de estudos na Alemanha na faculdade, quem sabe.


Sinal: Que mensagem deixarias aos leitores do nosso jornal?
R.S.: O que posso dizer é que estudem que se esforcem pelos vossos objetivos. E se conseguirem uma oportunidade como esta, uma bolsa ou um período de estudos no estrangeiro, aproveitem. Mais que uma história para mais tarde reviver é sem dúvida uma experiência bastante enriquecedora.


Raquel Almeida,  8ºC
Henrique Louro,  8ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário