sexta-feira, 6 de março de 2020

Joaquim de Carvalho na senda de Ricardo Reis


No dia 20 de fevereiro, os alunos da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho a frequentar a disciplina de Português do 12º ano realizaram uma visita de estudo a Lisboa, com o objetivo de complementar o estudo da obra integral do programa, O Ano da Morte de Ricardo Reis, de José Saramago.
Da parte da manhã, o grupo assistiu a uma adaptação teatral da obra, que, apesar de extremamente fiel ao romance, apresenta o autor do livro em diálogo com o fantasma de Fernando Pessoa, numa acesa disputa pela autoria da criação do heterónimo Ricardo Reis. 
Já na parte da tarde, alunos e professores responsáveis efetuaram um percurso literário pelas ruas de Lisboa, ao longo do qual foi possível encontrar e contemplar os mesmos espaços e monumentos históricos que Reis contemplou durante o tempo que permaneceu na cidade, após o seu regresso do Brasil. Assim, o grupo partiu do Rossio e caminhou pelas icónicas ruas lisboetas numa tentativa de reproduzir os passos do protagonista, revisitando a Praça de Camões, o miradouro de Santa Catarina, a estátua de Eça de Queirós e o Hotel Bragança., entre muitos outros. 
“A visita foi um sucesso. A peça foi interessantíssima, e o percurso permitiu-nos imergir na Lisboa de 1936, descrita por José Saramago” refere com entusiasmo, e em jeito de balanço, Tiago Gomes, aluno do 12ºB. Opinião idêntica foi a manifestada por Diogo Nogueira, aluno do 12ºD, que realçou a oportunidade única de visitar Lisboa através do olhar de Ricardo Reis.
Esta foi mais uma atividade que largamente contribuiu para o enriquecimento cultural dos nossos jovens.
                                          


                                            

                                          


                                       

     







                                  
Tiago Gomes, 12ºB
Diogo Nogueira, 12ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário