sexta-feira, 6 de março de 2020

Visita à Navigator aproxima Joaquim de Carvalho ao mundo do trabalho



Na passada quarta-feira, dia 5 de fevereiro, 32 alunos e alunas das turmas A, B, D e E do décimo segundo ano tiveram a oportunidade de se deslocar às instalações da Navigator, para aí tomarem contacto direto com a esfera do mundo do trabalho e poderem in loco testemunhar um pouco do processo da produção do papel. Esta atividade, destinada aos alunos das opções de Física e API B, integrou-se no Projeto "Engenheiras por um dia".
A escola foi recebida de forma calorosa e entusiasta pelo Engenheiro Paulo Costa que, de modo bastante esclarecedor, forneceu informações sobre as quatro fábricas do grupo Navigator e em particular sobre esta unidade da Figueira da Foz, nomeadamente no tocante às diferentes áreas de engenharia aí presentes, todas elas cruciais para o bom funcionamento da mesma. Os alunos e alunas da Joaquim de Carvalho tiveram assim a oportunidade, antes de se candidatarem ao ensino superior, de ficar a conhecer as funções desempenhadas pelos profissionais nas diferentes áreas da engenharia (química, do ambiente, electrotécnica e mecânica). Durante esta animada sessão, foram ainda dados alguns conselhos sobre os aspectos a ter em consideração aquando da escolha de um curso superior. Foi também salientada a necessidade de se manterem curiosos e nunca descurarem o saber trabalhar em grupo, nos dias de hoje.
Seguidamente, e após cuidadosos esclarecimentos, o grupo entrou na parte da produção do papel. Aí foram dadas informações sobre todo o processo, tendo o grupo sido amplamente elucidado sobre as diferentes etapas inerentes ao mesmo. Foi ainda possível verificar o grande nível de automatização desta unidade.
Tratou-se de uma tarde diferente, longe dos portões da escola, mas mais perto do futuro que se avizinha e a escola agradece à Navigator toda a simpatia com que foi recebida.

Sem comentários:

Enviar um comentário