quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Dia da Alimentação Saudável na Joaquim de Carvalho




No dia 16 de outubro, a Escola celebrou o Dia da Alimentação Saudável, disponibilizando no bar um pequeno-almoço que integrou maçãs e iogurtes líquidos. Esta atividade, destinada sobretudo aos alunos do 7ºano, acabou por se estender à restante comunidade. A equipa PESES e a Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento, Júlia Seiça, foram as principais responsáveis por esta iniciativa que foi patrocinada pela Frubaça e pelo Recheio.
Esta dia é mundialmente comemorado desde 1979. A escolha desta data tem na sua origem o dia 16 de outubro de 1945, quando a  ONU (Organização das Nações Unidas) criou um grupo especial dedicado à Alimentação e à Agricultura. O objetivo, inicialmente, era o de alertar para a fome e desnutrição que ainda existem em muitas regiões do mundo e, em especial ajudar os países mais pobres a produzir a sua comida.
Atualmente, este dia visa alertar a população para a necessidade de adoção de hábitos alimentares saudáveis.
 Assim, na nossa escola, e ao longo da manhã, o iogurte e a maçã imperaram!
                                               

Laura  Nunes, 8ºD
Laura Santos, 8ºD
  Madalena Nunes, 8ºD 

Decorações de Halloween ecológicas

Musgos e teias de aranha preservados de ano para ano

O Sinal foi conhecer a artista por detrás das decorações de Halloween que todos os anos enfeitam a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho!
A auxiliar D.ª Elisabete, mais conhecida pelos alunos como "Shorty", foi a responsável por este criativo trabalho. 
Quando lhe perguntámos há quantos anos ela dinamiza este projeto, respondeu-nos que já faz isto há tantos anos que já lhes perdeu a conta!
É importante salientar que, para criar estas decorações, foram usados somente materiais reciclados, que são aproveitados dos trabalhos feitos por alunos e que ficam "abandonados" na escola. Cartolinas, plásticos, "planetas" dos modelos planetários,...são apenas alguns dos materiais utilizados pela Shorty para criar as suas obras. Também foram usados antigos esqueletos das salas de ciências, e até mesmo ramos de árvores da escola, quebrados durante a tempestade Leslie, que ocorreu no ano passado. Revelou-nos que às vezes tem uma determinada ideia, mas tem de a alterar porque não tem o material necessário, acrescentando: "As ideias têm de ser adaptadas ao material que tenho".
Os enfeites são guardados de ano para ano, de forma a evitar o desperdício. 
A Shorty confessou-nos ainda que "o projeto requer muito tempo." Alguns dias chega mesmo a ter de abdicar da sua hora de almoço para fazer estas decorações.
Embora a maior parte do trabalho seja feito pela D.ª Elizabete, ela não faz tudo sozinha! Tem a colaboração de alguns alunos da Unidade de Educação Especial e de professoras, como é o caso da professora Milu e da professora Luísa.
Concluiu, dizendo que "O que é preciso é vontade!"
Feliz Halloween para todos!


Aranha feita a partir de "planetas"

Gato em cartolina reutilizada








   

Milho da nossa horta, um projeto da Unidade de Educação Especial
 
 

 
D. Elisabete  beijando " respeitosamente" a mão de antigo esqueleto das salas  de Ciências



 


Ramos das árvores da escola após a passagem do Leslie
                                                                                                                                                                         Ana Ruano, 12ºD1
Inês Alves, 12ºG
Laura Sarmento, 12ºD

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Joaquim de Carvalho associa-se à “Semana da Igualdade”

Alunos criam obras de arte alusivas ao tema da igualdade

A Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho associou-se à celebração da  “Semana   da Igualdade 2019” promovida pelo Município da Figueira da Foz, a decorrer de 21 a 27 de Outubro, realizando uma exposição de pintura subordinada ao tema “Igualdade(S)”.
Esta exposição,, dinamizada pela Biblioteca Escolar, pela Assistente Social, Cristina Ferreira, e pelos professores Rui Fonseca e Jorge Borges,  estará patente na sala multiusos do Paço de Tavarede, de 21 a 31 de outubro e integra diversas pinturas em tela, dos alunos do 11ºH do Curso de Artes, e dois painéis, executados pelos alunos de duas turmas de 7º ano (do ano letivo 2018/2019).
A "Semana da Igualdade" é uma iniciativa que vem sendo realizada pela autarquia desde 2015, tendo por finalidade o combate aos estereótipos de género e outros preconceitos patentes e latentes na sociedade portuguesa. 
Esta mostra de pintura vem, assim, juntar-se a um conjunto variado de atividades que visam sensibilizar a população em geral para a igualdade entre mulheres e homens, para a prevenção e combate a todas as formas de violência e discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género. 












Durante a "Semana da Igualdade", sob o signo "Igualdade, Inclusão, Participação – Junt@s Seremos + Igualdade e Desenvolvimento", a fonte luminosa, junto ao edifício da câmara, ostentará as cores do arco-íris, um sinal de que todos têm lugar na sociedade, não obstante a origem, raça, etnia, género sexual, religião ou condição social.

Laura Nunes 8ºD
Madalena Nunes,8ºD
Laura Santos, 8ºD
 Gabriela Santos, 11ºA

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Dia do Diploma na Joaquim de Carvalho


Distinção do mérito de 2018-19, sexta-feira, dia 27

Na passada sexta-feira, realizou-se, no Auditório da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, a já tradicional cerimónia de entrega de diplomas aos alunos que concluíram, em 2018/2019, o ensino secundário, bem como dos diplomas de valor e excelência aos alunos com médias académicas mais elevadas. Esta cerimónia contou com a assistência de cerca de 600 pessoas, entre alunos, familiares e professores.
A sessão iniciou-se com as intervenções do Presidente do Conselho Geral, Dr. João Santos, do Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos e do Vereador com o pelouro da Educação, Dr. Nuno Gonçalves, que louvaram, em primeiro plano, o empenho dos alunos e salientaram também o envolvimento dos professores, famílias e funcionários.
A cerimónia constou da entrega do diploma de conclusão do ensino secundário a todos os alunos das 9 turmas do 12º ano, seguida da entrega dos diplomas dos quadros de valor (233 alunos) e de excelência (77 alunos). No quadro de valor, foram distinguidos os alunos do ensino básico, de todos os anos, com médias compreendidas entre 4 e 4,9, e os alunos do ensino secundário, de todos os anos, com médias compreendidas entre os 16 e os 17,9 valores. No quadro de excelência, foram distinguidos os alunos do ensino básico, de todos os anos, com média de 5, e os alunos do ensino secundário, de todos os anos, com médias superiores a 17,9 valores.
Por fim, foram chamados ao placo os 6 melhores alunos do ensino secundário, um do ensino profissional, do curso de Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, Bernardo Cavaleiro, com média de 16 valores, e cinco alunos do ensino regular, Afonso Azenha, Carolina Azenha, Filipa Oliveira, Guilherme Gaspar e Nuno Gonçalves, com média de 20 valores, que foram distinguidos com o diploma de mérito.
A sessão contou ainda com alguns momentos musicais, protagonizados pelos alunos Inês Cruz e Pedro Santos.
É objetivo da escola, neste evento, promover o mérito e incentivar os alunos a apostarem continuamente no sucesso da sua formação.























quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Nós os de Orpheu

Está patente no Átrio da Escola, uma exposição subordinada ao tema Nós os de Orpheu, da responsabilidade do departamento de Línguas Clássicas e Românicas e da Biblioteca Escolar.
Esta mostra destina-se a toda a comunidade educativa , em particular, aos alunos do 12ºano cujo programa de Português contempla o estudo do Modernismo.
Não percam!








Exposição assinala o Dia Europeu das Línguas


No passado dia 26 de setembro, o Departamento de Línguas Germânicas assinalou o Dia Europeu das Línguas com uma exposição de trabalhos realizados pelas turmas de Inglês e Alemão dos diferentes anos de escolaridade. Os trabalhos encontram-se expostos no hall e corredores da escola e são alusivos a diferentes aspetos da aprendizagem e uso da língua. Com palavras alusivas aos países de língua inglesa e alemã, idiomas de diferentes categorias, provérbios, estereótipos, acrósticos e frases motivacionais, a escola comemorou mais uma vez este dia dedicado às línguas.










Alunos da JC em estágio da Ciência Viva na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Integrados no projeto Ocupação Científica de Jovens nas Férias, que decorreu entre os dias 2 a 6 de setembro, os alunos da JC, Miriam Neves e Henrique Louro, participaram no estágio "Caracterização de modelos de doenças neurodegenerativas: doença de Huntington e Alzheimer", tendo assim uma oportunidade de experienciar o trabalho de um investigador na área da biologia molecular e da neurociência.
Com a ajuda das investigadoras e coordenadoras Lígia Fão, Sandra Mota, Rita Vilaça, Daniela Marinho e Luísa Ferreira, os alunos conduziram um trabalho (trabalho esse que constitui a tese de doutoramento da coordenadora Lígia) com o objetivo de quantificar os níveis de proteína nas células doentes nos seus processos de controlo (neste caso, a autofagia).
Segundo os alunos participantes,"foi bom contactar diretamente com a realidade laboratorial", pois "foi possível ver todas as faces do processo de investigação científica".


Federação Portuguesa de Futebol na Joaquim de Carvalho

Na manhã de sexta-feira, 26 de setembro, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho acolheu a Federação Portuguesa de Futebol numa apresentação da carreira de arbitragem.
Pelas vozes de António Nobre, árbitro internacional da 1ª categoria, de Pedro Peres, assessor do Conselho de Arbitragem, e de Filipe Rainha da Associação de Futebol de Coimbra, quatro turmas do secundário ouviram a explicitação das carreiras disponíveis relacionadas com a arbitragem. O interesse foi evidente, a ponto de, já depois da sessão ter terminado, diversos alunos pedirem o impresso para se inscreverem na proposta de formação que poderá dar acesso à certificação de árbitro Nível I.