quarta-feira, 20 de março de 2019

Joaquim de Carvalho (re)visita O ano da Morte de Ricardo Reis

12ºC nos claustros do Palácio Nacional de Mafra


Decorreu, no passado dia 13 de março, uma visita de estudo a Mafra e Lisboa, a qual envolveu cerca de cento e trinta alunos do 12º ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, acompanhados por sete professores.
Da visita constaram a ida ao Palácio Nacional de Mafra para assistirem ao espetáculo teatral O Ano da Morte de Ricardo Reis, levado à cena pelo grupo Éter Produção Cultural, bem como uma viagem no tempo, possibilitada pela realização do percurso literário “Lisboa, Onde o Mar se acabou e a Terra Espera”, proposto pela Fundação Saramago. Os alunos puderam, deste modo, visitar alguns espaços frequentados por Ricardo Reis, a personagem do romance saramaguiano, após ter regressado a Portugal depois da morte do seu criador, Fernando Pessoa, não sem antes terem ouvido algumas considerações sobre a vida e obra do Nobel da Literatura e a Fundação. O Martinho da Arcada, o Rossio, a Rua do Alecrim, o largo Luís de Camões, o Alto de Santa Catarina e a Brasileira foram apenas alguns dos muitos espaços que os jovens percorreram numa visita guiada de cerca de duas horas.
Oliveira de Azinhaga, junto à Fundação Saramago
Esta visita foi mais uma das atividades dinamizadas pelos docentes de Português, Ana Caetano, Heloísa Cordeiro, Ana Cristina Pereira e Manuel Coelho com vista a desenvolver a formação integral dos alunos, incutindo-lhes o gosto pela literatura portuguesa.


Miradouro de Santa Catarina


Monumento "Adamastor"


Largo Luís Vaz de Camões

Sem comentários:

Enviar um comentário