Perante uma mesa de honra composta pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, pelo Presidente do Conselho Geral, Dr. João Santos, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Monteiro, pelo representante da Associação de Estudantes, José Ramos, aluno do 12.º ano, e pelo representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Sr. João Almeida, foi feita a evocação dos 86 anos de história desta instituição, que se iniciou enquanto Liceu Municipal Dr. Bissaya Barreto em 1932.
A 25 de novembro, sendo Ministro de Instrução Pública Cordeiro Ramos, por meio do decreto de 6 de outubro, é criado "na Cidade da Figueira da Foz um liceu municipal, que se denominará Liceu Municipal Dr. Bissaya Barreto". A nova escola abriu portas num prédio situado no local onde, no passado, funcionou o terminal rodoviário. Com o aumento da população estudantil, em 1961, o ministério de Lopes de Almeida elevou a nacional o Liceu da Figueira, e, em 1969, no dia 17 de abril, foi a inauguração oficial do liceu pelo Chefe de Estado, Américo Tomás, de cuja comitiva faziam parte os Ministros da Educação Nacional, José Hermano Saraiva, e das Obras Públicas, Silva Sanches.
Hoje, em pleno século XXI, num momento em que se formam alunos para um futuro que se adivinha de grandes mudanças, com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória como rumo orientador, esta cerimónia deu principal destaque aos alunos que se notabilizaram pelo mérito académico e cívico. Desta forma, foram entregues diferentes prémios:
- Prémios de Mérito Cívico - instituídos com o objetivo de valorizar os alunos que se evidenciaram pela participação e promoção de iniciativas de cidadania ativa e responsável e revelaram empenho e colaboração em projetos e atividades promovidas pela Escola. Neste plano, foram premiados os alunos:
- Ana Rita Medina
- Pedro Martins
- Pedro Figueira
- Sofia Rainho
- Alexandra Maia
- Matilde Santos
- Prémio assiduidade – atribuído às 2 turmas mais assíduas, do básico e do secundário, de 2016/2017 e de 2017/2018.
- Prémios Dr. Joaquim de Carvalho - atribuídos aos melhores alunos dos anos letivos de 2016/2017 e de 2017/2018, tendo sido entregue ao melhor aluno de cada ano de ensino um prémio monetário patrocinado por diferentes instituições:
- 2016/2017 – patrocinados pela Associação Doutor Joaquim de Carvalho, nos 7º, 8º e 9º anos, respetivamente, Tomás Rodrigues, Mariana Santos e Madalena Alves, todos com média de 5.
- patrocinados pela SINASE, nos 10.º e 11.º anos, respetivamente, Guilherme Gaspar (média de 19,71), Ricardo Carreira (média de 19,43), e, patrocinado pela Celbi, no 12.º ano, Ricardo Santana (média de 19,20).
- 2017/2018 – patrocinados pela Associação Doutor Joaquim de Carvalho, nos 7º, 8º e 9º anos, respetivamente, Joana Ferreira, Mariana Silva e Mariana Santos e Laura Gaspar (ex aequo), todas com média de 5.
- patrocinados pela SINASE, nos 10.º e 11.º anos, respetivamente, Laura Sarmento (média de 20,0), Guilherme Gaspar (média de 19,86), e, patrocinado pela Celbi, no 12.º ano, Alexandra Maia e Carolina Esteves, (ex aequo, com a média de 19,20).
Nesta cerimónia foram, ainda, entregues medalhas da Escola aos funcionários que se aposentaram nos dois últimos anos letivos.
A cerimónia terminou com a verbalização do lema da Escola por todos os presentes Fomos, Somos e Seremos Sempre Joaquim de Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário