quarta-feira, 11 de julho de 2018

Alunas da Joaquim de Carvalho no Técnico em “Engenheiras por 1 dia”





No dia 4 de maio, 42 alunas do 11.º ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho estiveram presentes num seminário do projeto-piloto “Engenheiras por 1 dia”, de que a escola é parceira, entre 10 escolas a nível nacional.
As alunas da Escola, acompanhadas pelas Professoras dinamizadoras do projeto na Escola, Anatilde Gomes e Júlia Seiça, e pelo Diretor Carlos Santos, tiveram a oportunidade de conviver com alunas e alunos vindos de todo o país, que, tal como elas, se encontram ainda em fase de formação de nível secundário e são potenciais candidatos a cursos de engenharia tradicionalmente escolhidos por rapazes. 
Este seminário, que tinha por objetivo realizar um balanço da primeira edição deste projeto, teve lugar no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e foi presidido pela Ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, que salientou a bondade do projeto, referindo: “Para que saibam o impacto destas profissões de futuro, para que vocês possam fazer escolhas informadas, em prol de uma sociedade cada vez mais equilibrada”. Destacou-se ainda a intervenção de Teresa Alvarez, da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género que concluiu: “Quisemos desconstruir os preconceitos sobre o que é suposto fazer um rapaz e uma rapariga e as escolas são cruciais neste desafio. A igualdade constrói-se, e é um edifício em relação ao qual temos que permanecer vigilantes para que não corra o risco de desabar”.
                                           Andreia Boaventura recebe os certificados de participação no Seminário

O “Engenheiras Por 1 Dia” nasce no quadro da Agenda para a Igualdade no Mercado de Trabalho e nas Empresas, e como principal missão não só o combate, mas também a prevenção da segregação das mulheres nas engenharias. Para tal foram convidadas 10 escolas-piloto de todo o país para operacionalizar ações de mentoria / role model com as engenheiras. No total, foram desenvolvidas 50 atividades com 517 alunos/as. A iniciativa é coordenada pela Comissão para a Igualdade e a Cidadania (CIG) e tem como parceiros o IST e a Associação Portuguesa De Estudos Sobre As Mulheres (APEM). 

No seminário, intervieram engenheiras, alunos/as e professores/as envolvidas no projeto, foram desenvolvidos workshops entre as escolas, tendo o evento sido encerrado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário