“Não penso, não existo… só assisto”
Quarta-feira, dia 23 de maio, o intervalo da Escola Secundário Dr. Joaquim de Carvalho foi interrompido por tiros e rajadas de metralhadoras, numa encenação levada a cabo por alunos do 10.º ano como forma de exemplificar um dos temas / problemas do mundo contemporâneo, a violência sob a forma de terrorismo.
Sendo esta uma unidade letiva da disciplina de Filosofia de 10.º ano, temas / problemas do mundo contemporâneo, os alunos refletiram sobre alguns dos mais sonantes na nossa sociedade, responsabilidade ecológica, a manipulação e os meios de comunicação de massa, o racismo e a xenofobia e a paz mundial e o diálogo inter‑religioso. Como expressão da reflexão desenvolvida, resultou uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos e uma encenação de uma cena de terrorismo.
Viveu-se, assim, um momento em que a reflexão da sala de aula foi alargada a toda a comunidade escolar, pela vivência intensa de sons e imagens que traduzem alguns dos momentos mais negros da realidade e que tentam desmotivar a que se ponha em prática o pensamento de Noam Chomsky “Não penso, não existo… só assisto”.
"Nos dias de hoje, deparamo-nos com problemas que nos fazem pensar, não só como indivíduos, mas também como sociedade. Neste trabalho, focámo-nos particularmente nas questões ambientais, isto é, nas perturbações no meio ambiente. Como é sabido, a vida no planeta é um critério da máxima prioridade e importância, pelo que é natural o ser humano agir de forma a preservar o meio ambiente de que as gerações futuras dependem. Assim, é preciso informar esta geração acerca dos problemas ambientais que enfrentamos nos dias de hoje, bem como de algumas das suas mais sérias consequências para a vida na Terra.
Na realidade, as causas destes problemas são bastante variadas. As mais comuns são os diversos ramos da poluição, como, por exemplo, a residual e a marinha (que estão por trás da Ilha do Lixo do Pacífico, uma ilha formada inteiramente de resíduos de origem humana que foram arrastados pelas marés até uma zona entre o Havai e a Califórnia) e o aquecimento global e todas as consequências acopladas (como o degelo das calotas glaciares polares). As suas consequências são bastante preocupantes, como a extinção de espécies devido à deflorestação. Para além disso, consideram-se também questões ambientais casos como as consequências do acidente nuclear de Chernobil e a elevada produção industrial (e consequente poluição) por parte das empresas multinacionais.
Em suma, esperamos que, com este trabalho, tenhamos alertado esta geração para a gravidade das questões ambientais. Para além disso, apelamos à mudança de atitudes perante o meio ambiente. Afinal de contas, este é o nosso planeta!"
Henrique Louro, 10ºC
Isabel Costa, 10ºC
Maria Inês, 10ºC
Tiago Gomes, 10ºC
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