quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Alunas da Joaquim de Carvalho são "Engenheiras por um dia"


No âmbito do projeto "Engenheiras por um Dia", realizaram-se na quinta-feira, dia 9 de novembro, dois workshops dinamizados pelas alunas do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Sara Correia (de engenharia civil), Ana Luísa (de engenharia mecânica) e Filipa Guimarães (de engenharia biológica). No total, participaram 101 alunas dos 10º e 11º anos de Ciências e Tecnologias da nossa escola. Com estes workshops pretendeu-se dar a conhecer algumas áreas da engenharia e desmistificar estereótipos e preconceitos associados à escolha destes cursos por parte das alunas. De facto, e segundo o aluno responsável por estas sessões, João Brás (de engenharia biológica), há apenas 30% de raparigas nas engenharias do Técnico. 

Deixamos aqui a opinião de duas alunas que participaram nestas sessões.
Primeiro, recebemos cartões de identificação  e fomos depois sentadas em mesas de seis.
As alunas do Técnico apresentaram-se e introduziram o projeto, salientando que era apenas um projeto piloto que pretendiam estender a outras escolas.
Mostraram um vídeo introdutório, seguindo-se uma breve descrição do Técnico de Lisboa e dos seus cursos.
Foi-nos apresentado o projeto que iríamos realizar – um foguetão construído com garrafas de água, que com a ajuda de uma bomba de ar, iria descolar, devido à pressão do ar dentro das garrafas (sendo que uma estava parcialmente cheia de água).
Pouco depois, cada grupo começou a construir o seu foguetão. Quando acabámos, dirigimo-nos para o pátio exterior onde efetuámos o lançamento dos foguetões.
Por fim, regressámos ao auditório onde as alunas responsáveis pelo projeto encorajaram uma discussão sobre a atividade, pedindo o nosso feedback e esclarecendo quaisquer dúvidas que tivéssemos. Foram ainda colocadas perguntas sobre as especificidades de algumas engenharias.
























Carolina Azenha, 11ºB
Filipa Barbosa, 11ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário