quinta-feira, 30 de novembro de 2017

9º ano andou na "Embarcação do Inferno"

           No dia 3 de novembro, os alunos de Português de todas as turma do 9º ano assistiram ao espetáculo teatral “Embarcação do Inferno” que decorreu no Centro de Artes e Espetáculos. Esta representação da responsabilidade da companhia de teatro Escola da Noite de Coimbra e do Cendrev.
           Sendo que em 2017 se passam 500 anos sobre a primeira representação deste Auto, perante a Rainha D. Leonor, mulher de D. Manuel, a atual representação enquadra-se nas comemorações desta efeméride. Além disso, esta atividade enquadra-se no programa do 9º ano de Português.
            De acordo com o Professor Doutro José Bernardes, o maior especialista mundial sobre Gil Vicente e supervisor científico desta representação, "A peça estuda-se no 9º ano, mais ou menos durante um mês e meio, quase sempre entre finais de Outubro e o Natal. Logo depois do contexto e de uma descrição panorâmica da estrutura, o aluno aproxima-se de cada uma das personagens para lhe perceber o significado social e moral." E acrescenta: "O Auto da Barca do Inferno é, decerto, um dos textos mais conhecidos do teatro português. Trata-se, em primeiro lugar, de uma obra sobre a qual já muito se escreveu. ... A grande maioria dos que hoje assistem à representação do auto conhecem-no sim, mas pelo facto de o terem estudado na Escola. Nas aulas de Português, tiveram, pelo menos, notícia geral do autor e da obra. Sabem que a Barca do Inferno se integra num vasto conjunto de cerca de meia centena de peças, que o autor compôs com uma regularidade impressionante, ao longo de 35 anos, nos reinados de D. Manuel e de seu filho D. João III."
           Deste modo, com esta experiência, com um dos "textos na nossa vida", a Escola está uma vez mais a contribuir para uma formação global dos jovens em que a cultura nacional merece especial destaque.




Sem comentários:

Enviar um comentário