quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Joaquim de Carvalho assina Protocolo do Projeto-Piloto “Engenheiras por um Dia”



O Diretor da Escola , Dr. Carlos Santos, no momento da assinatura do protocolo
No passado dia 10 de outubro, no Observatório Centro Ciência Viva, em Coimbra, realizou-se a sessão de lançamento do projeto-piloto “Engenheiras por um Dia”. Nesta sessão foi firmado o protocolo de colaboração entre todas as entidades envolvidas, entre as quais a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, que contou com a presença do Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita.
Este Projeto tem como objetivo combater a segregação das ocupações profissionais em razão do sexo, e, sustentado numa nova legislação, agir na identificação dos fatores não escritos, decorrentes de estereótipos de género, presentes nas práticas das organizações.


As professoras Anatilde Gomes e Júlia Seiça, dinamizadoras do Projeto
na Escola Joaquim de Carvalho
«Engenheiras por um Dia» resulta de uma parceria com o Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres e 10 escolas a nível nacional, a que aderiram a IBM Portugal, a Siemens e a Microsoft Portugal, como entidades patrocinadoras.
Assente em cinco pilares - paridade nos cargos de decisão (já em vigor), segregação ocupacional (nas profissões), disparidades salariais, parentalidade e conciliação da vida pessoal, familiar e profissional - «Engenheiras por um dia» assinala o Dia Internacional das Raparigas, celebrado a 11 de outubro. Instituída pelas Nações Unidas, esta data visa prevenir o futuro agravamento das discrepâncias entre os sexos quanto a rendimentos, possibilidades de carreira e oportunidades de ascensão a cargos de liderança nas áreas da Engenharia e Tecnologias. 
«Engenheiras por um Dia» destina-se a alunas do ensino secundário (10.º e 11.º anos, da área de Ciências e Tecnologias) e a alunas do 3.º ciclo do ensino básico (a inscreverem-se em cursos profissionais). 
Em cada escola onde decorrerá esta experiência, haverá um conjunto de desafios propostos pelo IST e dinamizados por uma equipa de alunas do Instituto. Ao longo do ano, cada escola desenvolverá o seu projeto através das atividades mais adequadas à sua comunidade. 
Na Escola Dr. Joaquim de Carvalho a dinamização do projeto estará a cargo das Professoras Anatilde Gomes e Júlia Seiça.
O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita               

Sem comentários:

Enviar um comentário