quarta-feira, 22 de março de 2017

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2017

    A nossa escola está a implementar o Despacho n.º 436-A/2017, referente ao Orçamento Participativo das Escolas, que tem como objetivo levar os alunos a envolverem-se, ativamente, na melhoria das vivências ou dos processos de aprendizagem da escola, fomentando o espírito de participação e de cidadania, valorizando as opiniões dos alunos em decisões que os afetam diretamente, estimulando as suas escolhas responsáveis, a sua familiaridade com os mecanismos do voto e a sua participação na concretização das escolhas.
    Neste sentido, foi feita a abertura do procedimento para a apresentação de propostas até final do mês de janeiro. Sequencialmente, foi delimitada, até final do mês de fevereiro, a apresentação de propostas integradas nos princípios declarados pelo normativo referido.
    Assim, foram apresentadas seis propostas, das quais duas foram excluídas, em virtude de não respeitarem os procedimentos legais expostos no despacho relativo ao OPE.
    Posteriormente, no dia 10 de março, foi realizada uma reunião com os proponentes dos quatro projetos aprovados, no sentido de clarificar e ajustar as propostas aos recursos providenciados, bem como com a intenção de promover a reflexão sobre o aperfeiçoamento, fusão, ou eventual desistência, de propostas.
    Desta reunião, resultou a fusão de duas propostas, tendo-se mantido as outras inalteradas. Foi ainda definido o período de divulgação e debate das propostas, com a concordância de todos.
Dia 24 de março, votam-se as seguintes propostas:


    Rádio Escolar
  
    Sempre sonhaste com uma Rádio na Escola? Bem, este é o ano!
    No âmbito do Orçamento Participativo a decorrer, vimos propor a criação de uma Rádio, da qual também tu poderás fazer parte.
    Com esta iniciativa, pretendemos tornar a Joaquim de Carvalho mais dinâmica, promovendo a comunicação, divulgando informação e música, claro! Queremos animar os teus intervalos, apelar ao teu espírito crítico com crónicas semanais, mas, antes de tudo, fazer-te ouvir, pois este é um projeto de alunos para alunos.
    Se queres a Rádio Escolar, dia 24 vem votar!

    Clube de Música

    Pede-se a atenção de toda a comunidade escolar, pois a inovação está a chegar! Os alunos do 9ºC Carlota Conceição, Diana Simões, Filipe Gomes, Henrique Louro e João Domingues têm o prazer de apresentar o projeto “Clube de Música”!
    Este tem como objetivo dar a conhecer as delícias e encantos que o mundo da música tem para oferecer, criando um clube escolar onde os “veteranos da música” (alunos com mais conhecimentos musicais) e os “novatos” (alunos com menos ou nenhuns) se poderiam reunir e aprender/divertir uns com os outros, com ou sem a presença de um professor (dependendo das possibilidades).
    Este clube é interessante, pois não será uma atividade totalmente independente, uma vez que poderia mesmo intervir em atividades como saraus, escolíadas, simples atuações nos intervalos, ou… quem sabe, criar um grupo musical da escola!
    Os 1000 euros do Orçamento Participativo seriam usados para comprar instrumentos mais caros, como pianos ou guitarras.

Se, depois de teres lido tudo isto, ficaste interessado em participar no clube, não te esqueças de dia 24 votares no Clube de Música e deixa a música entrar na escola e na tua vida!       E… quem sabe, se não serás o Beethoven do século XXI?  

    Clube de Orientação

Sem comentários:

Enviar um comentário