quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Palestra - Igualdade de Género

No passado dia 18, os alunos do 9º ano assistiram a uma palestra subordinada ao tema "Igualdade de Género", proferida pelo Doutor Daniel Cardoso, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Lusófona.
Daniel Cardoso deu início à palestra, motivando os alunos presentes para o tema, nomeadamente através da denominação dada ao nosso cartão de cidadão. E por que não cartão de cidadania ou de cidadã? Segundo Daniel Cardoso, a desigualdade de género tem vindo a agravar-se cada vez mais na nossa sociedade. Está presente na linguagem corrente, nas ações e até nos próprios insultos que, mesmo quando dirigidos a alguém do sexo masculino, têm como alvo o sexo feminino.
E que podemos nós fazer? Quais as medidas a tomar? Porquê tentar mudar? 
Daniel Cardoso apelou a uma mudança de atitudes, que deve começar desde cedo, na educação das crianças. Mostrou como as experiências do dia-a-dia são diferentes consoante a sociedade nos vê como rapazes ou raparigas, e que algo tão simples como andar na rua à noite pode ser muito diferente e ter subjacente medos também muito diferentes. Na opinião do palestrante "como esta diferença tem que ver com experiências muito específicas, a linguagem não basta para a compreender totalmente, ou para a explicar a quem nunca passou por ela. Assim, é preciso que toda a gente desenvolva a capacidade de escutar as outras pessoas no campo das suas experiências específicas, e que leve a sério o significado de "empatia" - sofrer com - de forma a que o sofrimento de pessoas de grupos socialmente discriminados possa ser ouvido com atenção, e possa levar a mudanças sociais."

 Carlota Conceição, 9ºC
Tiago Gomes, 9ºC
 



Sem comentários:

Enviar um comentário