Desde o ano letivo de 2015/2016 que a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, em parceria com a Associação de Bodyboard da Foz do Mondego (ABFM), o Clube Náutico da Figueira da Foz e a Câmara Municipal da Figueira da Foz, se constitui, no âmbito do programa de Desporto Escolar, como Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos, com as modalidades de surf/bodyboard e vela. Este ano, todas as turmas da escola terão oportunidade de experienciar estes desportos durante uma aula de Educação Física sob a orientação dos professores Carlos Belo, Paulo Simões, Carlos Furtado e José Martins.
Após um ano da implementação deste centro de formação, o Sinal foi auscultar alguns dos responsáveis por esta iniciativa, tendo-se deslocado para o efeito à Praia de São Pedro, no dia 27 de outubro. Na praia estavam também o Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a Coordenadora do Departamento de Educação Física, Dr.ª Paula Feteira, e o Vereador do Desporto, da Câmara Municipal, Dr. Carlos Monteiro. Assim. fomos falar com eles.
Sinal: Qual a importância para a Escola de haver o Centro de Formação Desportiva de bodyboard e surf e vela a funcionar na Escola?
Dr. Carlos Santos (Diretor da E. S. J. C) : Em primeiro lugar, esta atividade destina-se a todas as escolas do concelho, tendo inclusivamente já participado alunos de outros concelhos como Mortágua, Guarda, Mira, entre outros. Por outro lado, e uma vez que a escola está situada perto do mar, todos os jovens têm oportunidade de praticar desportos náuticos, tais como, o bodyboard, o surf e a vela. Na nossa escola, foram disponibilizados os clubes de surf/bodyboard.
Sinal: Qual a importância, em termos desportivos, destas modalidades?
Profª Paula Feteira: Neste momento, estão a participar 18 alunos que são do desporto escolar. Ao longo do ano, o CFD (centro de formação desportiva) tem integrado todos os alunos que pretendem experimentar estas atividades e outros que vêm repetir a experiência. Devo acrescentar que a nossa escola tem diversos desportos incluídos no Desporto Escolar, entre os quais o atletismo, o basquetebol, o badminton e, por fim, o golf.
Sinal:Qual a importância para o concelho desta oferta desportiva?
Dr. Carlos Monteiro (vereador da Câmara Municipal): É importante para o concelho, porque são desportos recentes, tanto para as pessoas como para os alunos, tendo estes possibilidade de praticar os ditos desportos náuticos. Vendo de outra maneira, também faz com que a Figueira da Foz seja reconhecida e distinguida das outras cidades. Nesta atividade, mais de 1000 jovens já participaram nesta experiência “deslizante”, digamos assim.
Após um ano de atividade, o balanço desta iniciativa é extremamente positivo.
Desejamos um ano cheio de boas ondas!
Bernardo Francisco, 8ºA
Inês Farinha, 9ºC
Bárbara Félix, 9ºC
Sem comentários:
Enviar um comentário