quarta-feira, 1 de junho de 2016

Joaquim de Carvalho Envolve-se Com o Coração…


“Almofada de Coração”

 
Diretor da Esc. Dr. Joaquim de Carvalho assina protocolo com Projeto “Almofada de Coração”
O Projeto Educativo da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho pressupõe o desenvolvimento psicossocial do(a) aluno(a), maximizando competências e comportamentos de cidadania, pelo que a Escola, por meio do trabalho desenvolvido pela Equipa do Projeto de Educação para a Saúde, a Técnica Superior de Serviço Social e a Disciplina de Educação para a Cidadania, se associou à causa solidária do Projeto “Almofada de Coração”.
Nascido nos Estados Unidos, o Projeto desenvolveu-se no Brasil e, com o impulso dado pelo movimento Outubro Rosa, depressa ganhou uma página no facebook “Almofada de Coração - Outubro Rosa – 2015”. Chega a Portugal, pelas mãos de uma figueirense, Maria de Lurdes Mourão de Sousa, que, com o seu espírito altruísta, rapidamente reúne esforços para criar parcerias e protocolos de colaboração, para que o “Almofada de Coração” se torne numa verdadeira causa solidária e de interesse universal.
Hoje, a Almofada de Coração é usada por milhares de pacientes com diagnóstico de cancro de mama. A almofada é projetada para ser colocada debaixo do braço para aliviar a dor da incisão cirúrgica; reduzir o inchaço linfático provocado pela cirurgia; diminuir a tensão nos ombros; ser usada debaixo do cinto de segurança do carro para proteger contra eventuais golpes.
A Escola Joaquim de Carvalho é a primeira a nível nacional a Envolver-se com o Coração…, assinando um protocolo de colaboração com este Projeto, com a finalidade de contribuir para a formação de cidadãos ativos, intervenientes, solidários e respeitadores de princípios e valores.

O Projeto de Educação para a Saúde incluirá, no seu plano anual, atividades que procurarão, em articulação com a Equipa de Cidadania e a Técnica Superior de Serviço Social dos SPO’s, envolver toda a comunidade educativa para que esta nobre causa tenha a amplitude desejada!

Sem comentários:

Enviar um comentário