quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Joaquim de Carvalho homenageia Ramalho Ortigão


 
Concurso literário “Farpíadas”

Este ano, a 26 de setembro, completa-se um século sobre a morte do escritor Ramalho Ortigão e, como forma de evocar e homenagear o (por vezes, esquecido) autor de “As Farpas”, o Departamento de Línguas Clássicas e Românicas da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho organizou um concurso que intitulou de “Farpíadas”, destinado aos alunos do ensino secundário do nosso concelho, que contou com o patrocínio da Câmara Municipal.
Os concorrentes escreveram as suas “farpas” dirigidas, como é óbvio, à nossa atualidade.
O júri, constituído por um grupo multidisciplinar de professores da escola promotora do concurso, atribuiu duas menções honrosas às concorrentes: Maria Beatriz Duque Fernandes, da Escola Dra. Cristina Torres e Joana Maria Paiva Rebola, da Escola Dr. Joaquim de Carvalho.
Lembremos que Ramalho Ortigão era um reconhecido admirador da beleza da nossa cidade, escrevendo sobre ela “Batida do grande mar, tendo à direita a bonançosa baía de Buarcos e à esquerda os rochedos em que assenta o castelo de Santa Catarina, que defende a foz do Mondego, a vila da Figueira oferece aos banhistas incomparáveis condições.”



Sem comentários:

Enviar um comentário