Introdução
O projeto “Ler o mundo – 2.º Fórum Concelhio de Leitura e
Debate de Ideias”, cujo regulamento apresentamos, constitui uma proposta de
trabalho iniciada, no ano letivo transato, pela Escola Básica dos 2º e 3º
ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo – Paião e tem o propósito de dar continuidade às
atividades então levadas a cabo. É assim que, de novo, lançamos o convite às
escolas do concelho da Figueira da Foz para se envolverem neste nosso projeto
que visa o desenvolvimento de competências no âmbito da Educação para os Media.
Pretendemos que os alunos das nossas escolas compreendam a
importância de serem cidadãos participantes na construção de uma sociedade
esclarecida, onde a palavra escrita e falada, enquanto base de comunicação,
constitui um instrumento ao nosso alcance para expressarmos opiniões e lutarmos
por ideais em que acreditamos e que é urgente defender.
É assim que, tendo como base a pesquisa de informação, a
escrita de textos de opinião e a defesa de ideias através do debate, o presente
projeto constitui uma das respostas possíveis
aos desafios lançados nas linhas orientadoras do documento “Referencial
de Educação para os Media para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o
Ensino Secundário” da responsabilidade do Ministério da Educação e Ciência e da
Direção-Geral da Educação.
Acreditamos nos princípios orientadores e em muitas das
propostas apresentadas neste documento
de referência para as escolas dos diferentes níveis de ensino: “Ler criticamente os media supõe ser capaz de
reconhecer e valorizar aquilo que neles contribui para o alargamento de
horizontes, para o desenvolvimento do que se passa no mundo, para o acolhimento
da diversidade de valores e mundivivências e para a construção das
identidades.” (in
Referencial de Educação para os Media para a Educação Pré-Escolar, o Ensino
Básico e o Ensino Secundário)
Assim, o presente projeto tem, de uma forma continuada, o
propósito de tirar partido das oportunidades que as novas tecnologias e os
media nos proporcionam para acedermos à informação, questionando o mundo e a
sociedade em que vivemos, desenvolvendo, nos alunos envolvidos, mecanismos de defesa
face aos riscos e às ameaças dos novos media e das redes sociais. Está, por
isso, em causa contribuirmos, enquanto Escola, para a formação de cidadãos
preparados e com um olhar atento e crítico sobre o mundo.
Este é pois o nosso desafio: “Ler o mundo –2.º Fórum
Concelhio de Leitura e Debate de Ideias”. Porque acreditamos que é possível
adaptá-lo aos projetos de todas as escolas e aos seus recursos, renovamos a todas as escolas do concelho da Figueira da Foz o nosso
convite à participação no nosso projeto que poderá ser de todos os envolvidos.
P’la equipa
responsável pelo projeto
(Albertina Seco)
Regulamento
I. ÂMBITO
O projeto “LER O MUNDO - 2º Fórum Concelhio de
Leitura e Debate de Ideias” pretende premiar as melhores equipas que
representam as diferentes escolas do concelho da Figueira da Foz, participantes
no debate final do ano letivo 2014/2015.
II.
ORGANIZAÇÃO
a)
O Concurso “LER O
MUNDO - 2º Fórum Concelhio de Leitura e Debate de Ideias” é organizado pela Escola Básica dos 2º e 3º ciclos
Dr. Pedrosa Veríssimo – Paião.
b)
O concurso tem três fases:
1ª fase – Constituição
das equipas representantes das escolas participantes.
2ª fase – Seleção, em cada escola, das equipas que irão
integrar o projeto ( duas equipas por escola.
3ª fase - Final
concelhia – Leitura e debate de ideias entre as equipas concorrentes sobre as
temáticas propostas.
c)
A final do
Concurso será realizada no dia 12 de maio de 2015, na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo
– Paião, conforme programa a divulgar.
III. DESTINATÁRIOS
a) Alunos
das escolas do concelho da Figueira da Foz – 3º ciclo - que desenvolvam a 1ª e
a 2ª fases do concurso na respetiva escola.
b) Cada
equipa será constituída por quatro
alunos do 3º ciclo.
IV.
CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO
a)
Cada escola poderá
concorrer com duas equipas. A seleção
das equipas representantes é da responsabilidade da escola concorrente.
b)
É da
responsabilidade da escola organizadora, a seleção dos temas a trabalhar no
âmbito deste concurso.
Tema A - “Necessário
ou supérfluo?[... ]Educação financeira, um compromisso com o futuro.”
Tema B – “Igualdade de género: realidade ou
ficção?”
c) Cada equipa participante deverá enviar, em formato
digital, para a Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo - Paião
- os textos de opinião que irá apresentar na final do concurso e sobre o qual
irá debater com as equipas adversárias, até ao dia 30 de abril de 2015.
d) O texto de opinião não pode exceder os 7000 carateres
(trebuchet; tamanho 11; espaço 1,5)
e) A candidatura termina a 20 de março de 2015.
Todos os contactos devem ser realizados através do
endereço de correio eletrónico: be.paiao@gmail.com
O trabalho escrito (texto de opinião) deverá ser
original, sendo o plágio motivo para exclusão do concurso.
V. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
a) A 1º e a
2º fases do projeto, durante as quais cada escola seleciona as equipas que as representarão
na final concelhia serão concretizadas
segundo critérios de avaliação definidos pelas escolas participantes.
b)
Os trabalhos
apresentados a concurso na 3ª fase do projeto - Final Concelhia - serão alvo de apreciação pelo júri do concurso
que os avaliará segundo os seguintes critérios:
▰
Adequação e pertinência dos conteúdos ao tema proposto
▰ Qualidade da expressão escrita
▰ Espírito crítico
▰ Originalidade
c) Após a apresentação pelas equipas dos trabalhos
escritos, serão selecionadas duas ou
quatro equipas (em função do número
de participantes) para a realização do debate final cujo desempenho será avaliado segundo os seguintes critérios:
▰ Expressividade /espontaneidade
▰ Clareza e
correção da linguagem
▰ Capacidade argumentativa no debate com as equipas
adversárias.
▰ Capacidade argumentativa no debate estabelecido com
os elementos do júri
VI. FINAL DO CONCURSO
a)Os trabalhos finalistas de cada escola
deverão ser apresentados e defendidos perante o Júri, no dia 12 de maio de 2015, de acordo com o programa a anunciar.
b)A apresentação dos trabalhos finalistas não
deve exceder 10 minutos de duração. Na sequência desta apresentação e
com base nos critérios de avaliação do concurso, o júri selecionará duas ou quatro equipas que irão debater um dos temas do concurso.
c)As duas ou quatro equipas apuradas debaterão entre si. A sua prestação será
avaliada pelo júri que decidirá qual a equipa vencedora, de acordo com os
critérios de avaliação definidos na alínea c) do ponto V - Critérios de Avaliação.
VI.
JÚRI
a)Para avaliação dos trabalhos apresentados e
do desempenho das equipas participantes no debate final será constituído um
júri com a seguinte composição:
▰ um professor de Português representante de cada uma
das escolas participantes
▰ um jornalista
▰ um aluno
representante de cada escola
participante
▰ um representante da Câmara Municipal da
Figueira da Foz
b) As decisões do Júri serão finais e
definitivas, não havendo lugar a qualquer recurso.
VII.
PRÉMIOS
a)
A todos os
participantes serão atribuídos certificados de participação.
b)
Serão
distinguidos com o 1º ou o 2º lugar, as equipas selecionadas para o debate final, sendo-lhes atribuídos
certificados de participação e Prémios de Mérito.
c)
Os prémios serão
entregues na final do concurso, a 12 de
maio de 2015.
VIII.
CEDÊNCIA DE DIREITOS
As
escolas cujos trabalhos sejam premiados cedem à escola organizadora os
respetivos direitos de propriedade, obrigando-se esta a mencionar a origem e a
autoria do trabalho aquando da sua
publicação digital ou impressa.
IX.
RECOLHA DE IMAGENS
De
acordo com o disposto no artigo 79º do Código Civil, a organização procederá à
recolha de imagens no decorrer do Concurso com o propósito exclusivo de
utilização das mesmas para divulgação da iniciativa.
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