Joaquim de Carvalho conquista Prémio
de Escola 2014
A
Escola Joaquim de Carvalho foi distinguida, pelo Ministério da Educação, com o
Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014.
Este
prémio, que vai na segunda edição, visa reconhecer a excelência dos
estabelecimentos de ensino e dos envolvidos no processo educativo, do
pré-escolar ao secundário e é atribuído anualmente, um por cada área
geográfica, a escolas públicas e privadas que, no ano letivo transato, tenham
promovido de forma meritória todas ou a maior parte das seguintes missões da
escola: sucesso dos alunos, qualidade da aprendizagem, desenvolvimento do ensino
experimental das ciências, criatividade aplicada nas ciências sociais, difusão
e fortalecimento do interesse pelas artes, desenvolvimento de projetos
relevantes, diminuição do insucesso escolar e do abandono precoce; existência de
um plano interno de formação, colaboração com a comunidade educativa, participação
ativa dos encarregados de educação, integração e formação de novos professores
e difusão de boas práticas educativas.
A
nível nacional, este ano, o júri decidiu por unanimidade apenas distinguir três
escolas com o Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014. Assim, distinguiu a
Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho - Figueira da Foz, pela área
geográfica do Centro, a par de outra da região Norte e outra da região de Lisboa
e Vale do Tejo. O presidente do júri, Guilherme d’Oliveira Martins – presidente
do Tribunal de Contas – justificou não ter premiado escolas do Alentejo e
Algarve pelo facto de estas não terem atingido o limiar mínimo para obter os
galardões.
A
candidatura da Joaquim de Carvalho destacou as linhas orientadoras da sua
missão: os resultados dos alunos como a mais relevante afirmação do trabalho
desenvolvido, com níveis de sucesso muito acima das médias nacionais; a
reduzida taxa de abandono, como reflexo de uma política de apoio e recuperação
do insucesso; a aposta nas ciências experimentais, com o apetrechamento dos
laboratórios e a diversificação de estratégias pedagógicas; o investimento
transversal nas ciências sociais, como área determinante numa formação integral
dos alunos; as artes como incentivo à criatividade; o direcionar da sua missão
para a comunidade com projetos criativos e empreendedores; o investimento na relação
com os encarregados de educação e a atualização e integração dos quadros.
O
Diretor da escola louva o desempenho de todos os docentes, assistentes
operacionais, assistentes técnicos, técnicos especializados e alunos dos vários
anos de escolaridade e cursos, enquanto inestimável contributo para a
atribuição do Prémio Escola à Comunidade Joaquim de Carvalho.
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