segunda-feira, 28 de abril de 2014



Joaquim de Carvalho conquista Prémio de Escola 2014

A Escola Joaquim de Carvalho foi distinguida, pelo Ministério da Educação, com o Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014.
Este prémio, que vai na segunda edição, visa reconhecer a excelência dos estabelecimentos de ensino e dos envolvidos no processo educativo, do pré-escolar ao secundário e é atribuído anualmente, um por cada área geográfica, a escolas públicas e privadas que, no ano letivo transato, tenham promovido de forma meritória todas ou a maior parte das seguintes missões da escola: sucesso dos alunos, qualidade da aprendizagem, desenvolvimento do ensino experimental das ciências, criatividade aplicada nas ciências sociais, difusão e fortalecimento do interesse pelas artes, desenvolvimento de projetos relevantes, diminuição do insucesso escolar e do abandono precoce; existência de um plano interno de formação, colaboração com a comunidade educativa, participação ativa dos encarregados de educação, integração e formação de novos professores e difusão de boas práticas educativas.
A nível nacional, este ano, o júri decidiu por unanimidade apenas distinguir três escolas com o Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014. Assim, distinguiu a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho - Figueira da Foz, pela área geográfica do Centro, a par de outra da região Norte e outra da região de Lisboa e Vale do Tejo. O presidente do júri, Guilherme d’Oliveira Martins – presidente do Tribunal de Contas – justificou não ter premiado escolas do Alentejo e Algarve pelo facto de estas não terem atingido o limiar mínimo para obter os galardões.
A candidatura da Joaquim de Carvalho destacou as linhas orientadoras da sua missão: os resultados dos alunos como a mais relevante afirmação do trabalho desenvolvido, com níveis de sucesso muito acima das médias nacionais; a reduzida taxa de abandono, como reflexo de uma política de apoio e recuperação do insucesso; a aposta nas ciências experimentais, com o apetrechamento dos laboratórios e a diversificação de estratégias pedagógicas; o investimento transversal nas ciências sociais, como área determinante numa formação integral dos alunos; as artes como incentivo à criatividade; o direcionar da sua missão para a comunidade com projetos criativos e empreendedores; o investimento na relação com os encarregados de educação e a atualização e integração dos quadros.
O Diretor da escola louva o desempenho de todos os docentes, assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos especializados e alunos dos vários anos de escolaridade e cursos, enquanto inestimável contributo para a atribuição do Prémio Escola à Comunidade Joaquim de Carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário