quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Parlamento dos Jovens 2014


           
 
 
 
              Na segunda-feira, dia 6 de janeiro, teve início a campanha eleitoral para a eleição dos representantes da nossa escola ao Parlamento dos Jovens 2014. É dever de todos os alunos do ensino secundário desta escola comparecer no ato leitoral que decorrerá no dia 17 de janeiro, no refeitório, a fim de escolherem os seus representantes para a sessão distrital de Coimbra, onde, certamente, os nossos deputados defenderão o seu projeto, de forma a estarem presentes na sessão nacional que decorrerá em Lisboa, na Assembleia da República.

Assim, é importante que não te alheies deste processo e participes nele,  concretizando um dos projetos que tem dado voz aos estudantes das escolas portuguesas na Assembleia da República.

Na tua escola existe uma lista constituída pelos alunos Viviana Andrade, Alexandra Fonseca, Débora Silva, Beatriz Silva, José Miguel Rodrigues, Maria Inês Oliveira, Sara Rodrigues, Vanessa Borges, Joana Cação e Sara Ferreira, que prometem defender um conjunto de medidas que integram a temática deste ano do parlamento dos jovens: Crise Demográfica – emigração/natalidade/envelhecimento:

            1ª Medida: - Amortização do IRS em função do agregado familiar, bem como uma adequação dos apoios proporcionados pela segurança social (Abono de família) em função do agregado familiar (incluindo apoios alimentares, planos de saúde, apoios a nível escolar e ainda contribuições nas necessidades básicas).

2ª Medida: - Incentivos laborais direcionados para os jovens especialmente a nível do 1º emprego: promoção de estágios profissionais e especializados, numa coligação empresa estado, que permita uma continuidade após o final do estágio, em que, progressivamente, a empresa se tornará total responsável pelo salário do jovem e por assegurar a continuidade do trabalho jovem.

3ª Medida: - Criar incentivos que levem à fixação de jovens no interior, a nível laboral, financeiro, fiscal e ao nível dos apoios sociais, que visem diminuir a desertificação e envelhecimento do interior e que permitam fomentar o turismo rural. (Exemplos: Abertura de concursos de forma a viabilizar o interior, diminuição da burocracia, reduções fiscais a nível de IRS IRC e IVA, diminuição das taxas das SCUTS).


             
Prof. Fernando Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário