quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Entrevista ao presidente da AE



Por que querias ser presidente da A.E.?

Eu não queria ser presidente da A.E..Contudo, eu e uns amigos meus queríamos  marcar a escola pela positiva, e a associação   foi um dos meios que nos permitiu tornar isso possível.


Em que se inspiraram para escolher o nome da lista?

Nós começámos a reunir no verão e não estávamos a conseguir arranjar nenhum nome. Por isso, começámos por traçar objetivos e ideias, chegando à conclusão de que a melhor maneira de inovar era utilizar a grande arma que os estudantes possuem, a criatividade! Esta sim é infinita!

Foi difícil arranjar patrocínios? Que empresas mais contribuíram?

Na altura  que estamos a viver, era certo e sabido que  arranjar patrocínios  seria uma das grandes lutas. Por isso, desde logo, fomos à procura deles. Mas isso foi só uma das etapas da luta, pois a outra era convencer quem estava em dúvida  a ajudar-nos. Todos contribuíram com o que puderam, mas as mais chegadas  a nós  foram a X travel, a Smile e Escola de Condução das Abadias.
Houve algum imprevisto durante a campanha?

Por mais que tenhamos sempre tudo planeado, nada corre como queremos. Uma das grandes chatices foi que, logo depois do primeiro dia de campanha, todos os cartazes apareceram rasgados e no meio do chão, outros ainda foram parar à lixeira municipal. As duas listas ajudaram-se mutuamente, conseguindo pôr todos os cartazes em falta. Nessa noite, a lista decidiu jantar em conjunto e, no final do jantar, reparámos que os cartazes, que afixámos durante a tarde, já estavam novamente no chão. Também tivemos que improvisar uma tenda que nos deu algum trabalhinho.

 Sentiste que os alunos aderiram à campanha?

Claro que senti! A campanha, a meu ver, foi bastante positiva, todos os intervalos foram vividos constantemente ao rubro e eram muito animados. No final da contagem dos votos, verificámos que este ano houve das menores taxas de abstenção de sempre, o que só significa que os alunos se interessaram e que estão conscientes de que as eleições não são só uma brincadeira de intervalos, mas algo que pode mudar o rumo da escola e, consequentemente, dos alunos.
 Qual a sensação de vitória? Estavas à espera?

A sensação de vitória não é nada mais nada menos que uma sensação de alívio, preenchida por um enorme orgulho no trabalho realizado ao longo de tanto tempo com tanto empenho.

 Quais são os projetos a desenvolver durante o ano?

Uma das grandes atividades são os vídeos que a Associação anda a criar para tentar substituir a rádio da escola, que é difícil de implementar. Para animar os intervalos, temos várias surpresas preparadas que irão ser reveladas a seu tempo!

 O que os alunos podem esperar da vossa lista?

Neste momento, já não existem listas, mas uma única Associação de Estudantes, de que todos os alunos fazem parte. O que os alunos podem esperar da A.E. é que ela estará sempre aqui para apoiar todos os alunos e para tornar a escola num local agradável, que no futuro deixe saudades em quem cá passou.

 Para o ano não estarás cá. Não consideras que seria mais benéfico o presidente ser de outro ano que não o 12º?

Penso que não, nestas alturas da adolescência, um ano faz muita diferença em termos de maturidade. E o horário do 12º ano é bastante reduzido, o que permite uma maior dedicação. Mas podem reparar que, como vice-presidente, está uma aluna do 10º ano que ficará à frente da A.E. e com ela uma grande equipa na qual eu confio e sei que não irá desapontar os alunos da nossa escola.

    Deixa um apelo aos alunos da Joaquim de Carvalho.

Mais do que nunca, nós temos de ter consciência de que somos o futuro do nosso país e, neste momento, já são poucas as esperanças que os jovens têm para o seu futuro. Como tal, penso que seja uma obrigação todos começarmos a não desperdiçar o nosso tempo em coisas fúteis, utilizando-o em algo que aumente o nosso conhecimento  e em atividades de voluntariado que nos permitam oferecer um pouco de nós a quem mais precisa. Devemos lutar por um futuro melhor do qual faremos parte.


                                                                                                     Clube de Jornalismo

Sem comentários:

Enviar um comentário