quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Óleos usados ajudam Bombeiros Voluntários




A turma do 9ºD da nossa escola está a desenvolver um projeto no âmbito da preservação do meio ambiente e da solidariedade, que pretende dar resposta à campanha de recolha de óleo alimentar promovida pelos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz. A campanha intitulada “Ajude quem o Ajuda!” resulta de uma parceria com a empresa Energol Coimbra, Gestão de Unidades de Recolha. Esta empresa disponibiliza recipientes para recolha de óleo alimentar usado, a colocar em locais indicados pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, neste caso na nossa Escola, e garante a sua recolha regular.
Deste modo, toda a comunidade educativa é convidada a recolher os óleos já usados nas suas casas, guardando-os em garrafas de plástico que serão, posteriormente, depositadas no oleão. Estes óleos, muitas vezes despejados pelos ralos, fazem com que o tratamento das águas na ETAR seja muito difícil, e poluem gravemente os oceanos, danificando os habitats subaquáticos. Esta ação visa, assim, sensibilizar os alunos e as populações para a necessidade de reciclar os óleos, estando simultaneamente a ajudar a Corporação dos Bombeiros Voluntários. Por cada litro, os Bombeiros Voluntários receberão da Energol 12 cêntimos. 
A par desta campanha, pretende-se divulgar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e, eventualmente, recrutar novos sócios / voluntários /colaboradores.

Ana Rocha 9ºD

Sem comentários:

Enviar um comentário