quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Entrevista ao Director Prof. Carlos Santos

Nome: Carlos Alberto Pais dos Santos
Idade: 51
Data de nascimento: 12/Outubro/1959 (Balança)
Formação: Filosofia
Nº de anos de ensino: 26
Nº de anos na gestão da escola: 14 nesta escola e 1 noutra escola
Filósofo preferido: Immanuel Kant
Citação preferida: “Faças o que fizeres, age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser o princípio de uma lei universal.”
Música preferida: Pink FLoyd – “Dark Side of the Moon”
Filme preferido: “The day after”
Livro preferido: “Os Maias”
Prato preferido: Arroz de marisco


1 – Depois de quase um ano como director desta escola, qual o balanço da experiência?
O balanço é muito positivo. Tal facto deve-se ao contributo de todos os elementos da comunidade escolar, pela sua forma de estar e responsabilidade.

2 – Descreva-nos um dia à frente da direcção da escola.
Logo pela manhã, gosto de receber os alunos ao portão dando os bons dias. Por volta das 8:30h, quando os alunos já se encontram nas aulas, dou uma volta pela escola para saber se há barulho nos corredores, devido às obras. De seguida, vejo os e-mails e assino documentos.
Às 10:00h, no intervalo, vou até ao bar/refeitório/sala de professores.
Durante o resto do dia, reúno-me frequentemente com o fiscal das obras; tenho reuniões com as colegas da direcção; recebo professores, pais, alunos e outras entidades; resolvo situações inerentes ao dia-a-dia escolar.
Por fim, procuro ter tempo para pensar no futuro da escola.

3 – De que forma se envolve diariamente nas obras da escola?
Envolvo-me totalmente. Passo entre 3 a 5 horas por dia a tratar de assuntos relacionados com as obras. Mantenho reuniões frequentes com a fiscalização, entidade executante e com a Parque Escolar.

4 – Qual a sua opinião sobre a nova imagem e condições da escola?
Nunca tivemos assim a escola. Está com óptimas condições, sobretudo a nível de espaços interiores. Ainda vai chegar mais equipamento como sejam, computadores, projectores, quadros interactivos, mobiliário para a biblioteca, entre outros.
Estamos a construir uma escola nova para um futuro mais risonho.
Penso que toda a comunidade tem uma imagem bastante positiva da escola, do dia de hoje.

5 – O que faz para combater a pressão que vive no dia-a-dia?
Tento manter sempre a calma. Costumo correr todos os dias, pela tarde. E aos domingos, de manhã, cedo.

6 – Como pensa dinamizar os espaços interiores?
Acima de tudo, com o contributo e a responsabilidade de todos. Estamos a tentar criar espaços para toda a comunidade escolar frequentar. O refeitório/bar, já serve como espaço de convivo, entre os alunos. Pretendemos que o auditório sirva para a realização de várias actividades de enriquecimento curricular, e que a biblioteca seja ainda mais frequentada que antes, com as novas condições motivadoras, de que vai ser portadora.

7- Qual o maior desafio da escola nos dias de hoje?
Nos dias de hoje, o maior desafio é saber como organizar e gerir todo o espaço da escola, com segurança, com tão poucos assistentes operacionais. No entanto, em termos de segurança, temos ao nosso dispor a colaboração da Policia da Escola Segura, com quem tive reuniões no início do ano, onde se comprometeram, a controlar o transito ao início da manhã, junto à escola, para tornar mais fácil a entrada dos alunos.

8- Como vê a escola daqui a 20 anos? E os alunos?
Não vejo a escola muito diferente, apenas com acesso a mais tecnologia e com mais recursos do que tem hoje. E claro, espero ainda vê-la com mais sucesso.
Aos alunos, espero vê-los sorridentes, tal como os vejo este ano, quando entram na escola.

9- Uma mensagem para a comunidade educativa…
A mensagem é mesmo essa, que todos continuem a sorrir, pois o sorriso é a expressão facial que melhor demonstra o que vai na alma de cada um. Alunos sorridentes querem mostrar que estão felizes e satisfeitos, e é isso que queremos, é para isso que trabalhamos! Que cada um transporte consigo o sucesso da escola Joaquim de Carvalho.



Carla Rodrigues 11ºE
Marta Azevedo 10ºB
Sara Jorge 9ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário